Ubá tem quase 400 casos confirmados de Dengue em 2020

Total do ano dobrou nas últimas cinco semanas

Conforme o mais recente Boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Ubá, em 23 de abril, até a 16ª semana epidemiológica constataram-se 1.334 casos prováveis de arboviroses sendo, 1216 de Dengue, 61 de Chikungunya e 57 de Zika Vírus.  Foram confirmados com exames laboratoriais 386 casos de Dengue e 4 de Chikungunya.

O número de casos confirmados de Dengue, que na semana onze era de 184, subiu consideravelmente, tendo mais que dobrado nas últimas cinco semanas.

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga periodicamente em seu site o Informativo Epidemiológico, com os números relativos às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e demais doenças e agravos.

Combate ao Aedes em Ubá

A Secretaria de Saúde está intensificando as ações através dos mutirões de limpeza que serão retomados, contratação de novos ACEs, telagem de caixas d’água, implantação de Comissões Permanentes de Combate à Dengue - CPCDs nas empresas e nas escolas, campanhas de mobilização incentivando inclusive o uso de repelentes e a realização da limpeza nas residências.

Além disso, teve início em 19 de março a atuação do Carro Fumacê como mais uma das maneiras de se combater o mosquito Aedes aegypti em Ubá. Dois veículos percorrem as ruas da cidade com passagens nos horários às 5 da manhã e às 17 horas, três vezes por semana. A passagem do Carro Fumacê se dá em caráter temporário e transitório e só será efetiva com a participação comunitária.