Ubá tem agora onze vereadores mirins

Projeto inovador da CMU é lançado em cerimônia que reúne autoridades e comunidade escolar

Cerca de setenta pessoas, entre estudantes, professores das escolas da rede estadual de Ubá e autoridades do município, participaram da cerimônia de posse do Projeto Câmara Mirim. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU), na tarde desta quarta-feira (6). Onze estudantes foram empossados como vereadores mirins.

O legislativo ubaense foi representado pelo presidente da Câmara Municipal de Ubá, Samuel Gazolla Lima, pelos vereadores Rafael Faêda de Freitas (vice-presidente), Rosângela Maria Alfenas de Andrade (secretária), Vinícius Samôr de Lacerda (diretor da Escola do Legislativo), pastor Darci Pires, Carlos da Silva Rufato e José Alves.

Na solenidade, os vereadores da CMU entregaram os diplomas aos vereadores mirins conferidos pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá.

Por ser o estudante mais velho, John Ronys, da Escola Estadual Deputado Carlos Peixoto Filho, assumiu interinamente a presidência da Câmara Mirim, conforme o Regimento Interno da CMU e proferiu o juramento repetido por todos.

Segundo o presidente da CMU, Samuel Gazolla de Lima, desde o ano passado os vereadores estão trabalhando numa proposta de se ter uma Câmara mais inclusiva, mais participativa e mais aberta à população. “Fizemos esta parceria importante com as escolas do município, por meio da Superintendência Regional de Ensino e eu tenho a certeza de que no momento em que conseguirmos fomentar junto às escolas e aos estudantes a participação na política, podemos, sim, por meio do debate e das discussões contribuir para a construção de uma cidade melhor para se viver”, destacou Samuel.

Já, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Vinícius Samôr de Lacerda, destacou a importância e a responsabilidade de os vereadores mirins representarem as suas respectivas escolas e resgatar, de forma coletiva, os sonhos e as esperanças da comunidade. “Vocês terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara Municipal de Ubá e mais do que isso, recebem hoje a missão coletiva para pensarem em políticas públicas, em ações e projetos voltados para um contexto fundamental que é o do meio ambiente”, concluiu Vinícius.

A estudante eleita presidente da Câmara Mirim, Phaula Ferreira Navarro da Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro, agradeceu aos colegas da escola que a escolheram por meio de votação. “Agradeço o apoio da minha família e da minha escola e digo que eu vou fazer o melhor para a nossa cidade e para a minha escola”, enfatizou Phaula.

O projeto
Coordenado pela Escola do Legislativo da CMU o projeto Câmara Mirim tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o contexto social em que vive, contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos, sociais e econômicos da sociedade brasileira. O projeto foi criado por meio do requerimento n° 258/2015 e aprovado por unanimidade em plenário.

As propostas, sugestões e estudos discutidos e apresentados pelos vereadores mirins, serão encaminhados pelo Legislativo e aos setores competentes, divulgados e transformados em políticas públicas para todos.

Serão realizadas discussões e reflexões sobre os problemas que mais atingem a população. Os estudantes serão estimulados a pensar como um vereador e apresentar sugestões para a melhoria da sua rua, da comunidade, do bairro e da cidade. E ao longo do ano, discutirão vários assuntos relacionados à cidade com ênfase ao Meio Ambiente.

Vereadores mirins

Allan Severiano dos Santos (E.E. Cesário Alvim); Emiliane Aparecida Pinto Gonçalves e Letícia Cristina Lima de Assis (E.E. Eunice Weaver); Ismael Almeida Andrade de Melo (CESEC Professor José de Castro); John Ronys (E.E. Deputado Carlos Peixoto Filho); Laura de Oliveira Coimbra e Maria Eduarda Gravina (E.E. Coronel Camilo Soares); Luana da Silva Ambrósio (E.E. Barão do Rio Branco); Marco Antônio Soares Pacheco (E.E. Coronel João Ferreira de Andrade); Mariana Silva Braga (E.E. José Januário Carneiro); e Phaula Ferreira Navarro (E.E Professor Lívio de Castro Carneiro).

Vereadores mirins suplentes

O projeto possui também vereadores mirins suplentes, são os seguintes: Isabela Claudino (Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro); Leonardo Emídio Pires Antonucci (Escola Estadual Camilo Soares); Letícia Cristina Lima de Assis (Escola Estadual Eunice Weaver); Marcela de Assis Magalhães (Escola Estadual Cesário Alvim); Nayara Garcia dos Santos Romanholi (Escola Estadual Coronel João Ferreira de Andrade); e Vitória Bento da Silva (Escola Estadual José Januário Carneiro).

Mesa Diretora

Eleita por aclamação, a mesa diretora ficou assim constituída: Phaula Ferreira Navarro (presidente da Câmara Mirim); Mariana Silva Braga (1ª vice-presidente); Laura de Oliveira Coimbra (2ª vice-presidente); Maria Eduarda Gravina (1ª secretária) e Marco Antônio Soares Pacheco (2º secretário).

CÂMARA MUNICIPAL DE UBÁ
CADA VEZ MAIS PARTICIPATIVA, INTERATIVA E CIDADÃ!