Títulos de Cidadania Honorária e Personalidade Ubaense do Ano são entregues em solenidade na Câmara

A sessão solene de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano de 2019 foi realizada na noite de 18 de outubro, no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU). Onze pessoas foram agraciadas com os títulos de Cidadania Honorária e uma com o título de Personalidade Ubaense do Ano.

Tais homenagens são prestadas anualmente pelos Poderes Executivo e Legislativo, conforme a Lei Municipal nº 3099/2001, que institui e regulamenta as concessões desses títulos, e decorrem da decisão dos vereadores e do prefeito, em reconhecimento à grande contribuição dessas personalidades em prol do engrandecimento da cidade e pelo amor e devotamento às causas cívicas e sociais da comunidade, contribuindo para o crescimento do município.

A mesa solene foi composta pelo presidente da CMU, vereador Jorge Custodio Gervasio, pelo vice-presidente, vereador José Roberto Reis Filgueiras, pelo secretário, vereador Joseli Anísio Pinto, pelo prefeito Edson Teixeira Filho, além das seguintes autoridades: a Juíza de Direito e Diretora do Foro de Ubá, Dra. Joyce Souza de Paula; representando o Ministério Público de Ubá, a Promotora de Justiça, Dra. Letícia Vidal Tróccoli Guerra de Oliveira; a Coordenadora da Defensoria Pública da Comarca de Ubá, Dra. Paula Ávila Dantas Brunner; o Comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel PM Giovani do Carmo Ramos; o Delegado Regional de Polícia Civil de Ubá, Dr. Diego Candian Alves; o Sub-Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 1º Tenente BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca; e o presidente da 30ª Subseção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Tiago Barcelos Zanelli Pires.

Estavam presentes também os vereadores: Alexandre de Barros Mendes, Antero Gomes de Aguiar, Pastor Darci Pires da Silva, Edeir Pacheco da Costa, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto, Luís Carlos Teixeira Ribeiro e Rosângela Maria Alfenas de Andrade.

Durante a solenidade, homenageados, autoridades e convidados apreciaram a apresentação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, executando o Hino Nacional Brasileiro e a música “Aquarela do Brasil”. Destaque também para a apresentação do Hino de Ubá, cantado pelo Coral da Secretaria Municipal de Cultura, sob a regência do maestro Wantuil Alexandre, acompanhado pela tecladista e professora Tatiane Andrade.

Representantes do Executivo e do Legislativo discursam em homenagem aos agraciados

PREFEITO:

Esta é sempre uma noite muito feliz, que realizamos todos os anos para homenagear pessoas que merecedoras de receberem os títulos de Cidadão Honorário de Ubá, aos ubaenses de coração, e de Personalidade do Ano. Mais feliz ainda me sinto ao constatar que temos aqui, entre os agraciados, pessoas que representam diversos segmentos da sociedade: político; comerciantes; profissionais da educação, saúde e transporte; servidores públicos; industriários empreendedores, que representam este setor que é o sustentáculo da nossa região e desta cidade. Destaco aqui o serviço social prestado pela irmã Cecília há mais de 50 anos, acolhendo e formando em cidadania crianças e jovens de Ubá. Em nome dela, cumprimento todos os novos cidadãos honorários. Meus parabéns também ao jovem industriário Emílio, que ajudou a cidade a crescer. São todos vencedores, e o desenvolvimentismo depende muito de pessoas assim, como vocês!

PRESIDENTE CMU:

Hoje, com certeza, é um dia muito especial para nossa querida Cidade, pois, oficialmente, ela adotará onze novos cidadãos. Esta homenagem que a Câmara Municipal de Ubá hoje lhes presta é o reconhecimento de uma trajetória de vida vitoriosa, digna, o que enobrece ainda mais este Diploma de Cidadão Honorário.

Gostaria de cumprimentar os agraciados desta noite, todos amplamente merecedores das honrarias recebidas dos Poderes Constituídos do Município de Ubá, sendo este um sinal claro do reconhecimento da Comunidade Ubaense pelas relevantes contribuições prestadas por todos eles em prol do desenvolvimento de nossa cidade. Cumprimento os homenageados: Ana Paula Gomes de Aguiar Vargas, Carlos Henrique da Fonseca, Edna Lúcia Pinto de Abreu, Eduardo Luiz Barros Barbosa, Eduardo Navarro Soares, José Cantelle Lopes, José Francisco Pereira, Marcelo Oliveira Andrade, Maria Cecília Caliman, Miriam Gontijo Fonseca e em especial, o meu homenageado, Ricardo Torres Santana. Muito me estima ter sido o autor do pedido desta homenagem.

A vida nos tem ensinado que o mérito não vem por acaso. As pessoas podem até receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias, para si e para os demais que lhe cercam, são frutos de muita persistência, empenho pessoal, planejamento de ações diárias firmes e bem coordenadas, seguidas de pequenas, mas contínuas conquistas, até a obtenção de um êxito maior.

Nossos efusivos cumprimentos à nossa personalidade Ubaense do Ano, Senhor Emílio Médice Candian. São de pessoas como você que a nossa Cidade precisa. Pessoas que pelo espírito empreendedor, constroem uma jornada honrosa a ser seguida por todos. Parabéns pelo seu bom exemplo e agradeço pela oportunidade de lhe homenagear.

Gostaria de agradecer também a cobertura da imprensa local e os servidores da Câmara Municipal de Ubá, na pessoa da diretora Ariadna Zonta Rodrigues, pela organização desta solenidade.

Cidadãos Honorários de Ubá 2019

Ana Paula Gomes de Aguiar Vargas