TCEMG realiza treinamentos de controle interno na CMU

O presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador José Roberto Reis Filgueiras, e o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, participaram, na manhã desta quarta-feira, 17 de novembro, no plenário da CMU, da abertura do evento: Treinamentos de Controle Interno, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). O encontro foi presidido pelo chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Aberto Pavan Alvim.

Participam do treinamento representantes de diversos municípios da região. O objetivo é fortalecer o controle interno nos municípios mineiros, por meio de ações de capacitação e disseminação de conhecimento. Os técnicos do TCEMG realizaram cinco eventos virtuais em 2021 e visitaram presencialmente os municípios de Curvelo, Teófilo Otoni, Pouso Alegre e Uberaba.

Durante o dia, serão apresentados alguns dos sistemas do TCEMG como, por exemplo, o aplicativo Lupa de Minas, o Sistema de Informações de Serviços de Engenharia e Obras Públicas, o Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais (CAPMG) e o aplicativo Na Ponta do Lápis.

Os Treinamentos integram o projeto “Fortalecimento do Controle no apoio à Gestão Pública”, que é viabilizado pela emenda parlamentar do deputado federal Fábio Ramalho, concretizada por meio do convênio 883205/2019, que estabelece uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.