Semana de atividades culturais gratuitas: Museu do Ginásio São José celebra 14ª Semana Nacional de Museus
Uma semana inteira de atividades culturais, palestras, oficinas, visitas guiadas no Museu do Ginásio São José, em Ubá. Toda a programação gratuita. É a 14ª Semana Nacional de Museus - Museus e paisagens culturais que será celebrada de 16 a 22 de maio, evento em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e o Ministério da Cultura com o apoio de parceiros, entre os quais, a Câmara Municipal de Ubá.
A abertura da agenda de atividades será na segunda-feira (16) às 18h30 com a realização de uma mesa redonda com a presença de palestrantes, diretoria do Museu e representantes locais. Em seguida, está programada uma palestra com o tema: “Paisagem Cultural - Um conceito em construção”, ministrada por Marina Moss (pesquisadora, produtora cultural e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG).
No segundo dia de evento (17) será oferecida, das 14h às 18h, uma oficina intitulada “Museu Ginásio São José e Ubá, paisagens possíveis” com o facilitador Thiago Almeida (fotodocumentarista e pesquisador na UERJ). Às 18h30 será realizada a palestra sobre o tema: “Patrimônio e a cidade de Ubá: Notas sobre as paisagens da Zona da Mata e a cultura local” ministrada pelos especialistas Ângelo Carrara (doutor em Historia Social pela UFRJ e professor na UFJF) e Marcelo Sant'Ana Lemos (pesquisador e doutorando em História pela UFF).
Para a quarta-feira (18), estão programadas visitas guiadas ao Museu Ginásio São José, de 9h às 17h.
No dia 19 (quinta-feira), às 18h30, será ministrada a palestra “A presença africana na formação da identidade cultural de Ubá: Ancestralidade e paisagem”, por José do Carmo Araújo (professor, historiador e pesquisador da historia da África e tradições mineiras).
“Reflexões sobre patrimônio imaterial na cidade de Ubá” é o título da oficina que será coordenada por Helder Carneiro (professor e pós-graduado em Psicopedagogia pela Ferlagos) e Nicolina Maria Arantes Botelho (artista plástica, escritora e mestre em Sociologia da Educação) na sexta-feira (20), de 14h às 18h.
Para o sábado (21) estão agendadas - de 9h às 17h - atividades de recreação e visitas guiadas ao Museu.
E, para o encerramento, no domingo (22), das 13h30 às 18h, será realizada a oficina “A cultura indígena da Zona da Mata Mineira: Os Puris e sua relação com a terra”, a cargo de Dauá Puri (arte educador e licenciando em Educação do Campo pela UFV).
Mais informações por meio dos telefones: (32) 3531-5876, (32) 9 88874432 e (32) 9 9832-2071.