Segundo 'Câmara nas Comunidades' é realizado no bairro São Domingos

Os moradores do bairro São Domingos, Eldorado, Louriçal e adjacências receberam na manhã do dia 4, o projeto Câmara nas Comunidades

Os moradores do bairro São Domingos, Eldorado, Louriçal e adjacências receberam na manhã de sábado (4), a segunda edição do projeto Câmara nas Comunidades.

Durante toda a manhã, todos que foram à rua Tancredo Graciano de Souza, no bairro São Domingos,  tiveram acesso a diversos atendimentos realizados por parceiros da Câmara Municipal de Ubá. Entre eles, serviços gratuitos nas áreas de saúde, lazer e informação. No total,  quinze (15) entidades parceiras ofereceram serviços gratuitos para a comunidade. Centenas de pessoas passaram pelo local.

Os servidores da Câmara Municipal de Ubá ouviram as demandas dos moradores da região e levaram à comunidade os serviços prestados pela CMU: Centro de Atenção Cidadão, informações sobre as atividades da Escola do Legislativo, aplicativo para celular, internet popular, entre outros. Os estandes com os projetos da Câmara: Parlamento Jovem, Câmara da Melhor Idade e Câmara Mirim receberam diversas pessoas que conheceram as atividades realizadas nestes projetos. Além deles, a Câmara apresentou o estande da Comissão de Proteção aos Animais e as atividades que são realizadas por esta comissão.

Marcaram presença no evento o presidente da CMU, Samuel Gazolla de Lima, o vice-presidente, Rafael Faêda de Freitas, e os vereadores Carlos da Silva Rufato, José Alves Germano, Oswaldo Peixoto Guimarães e Vinícius Samôr de Lacerda.

O evento começou com a sempre empolgante apresentação da banda de musica do 21º Batalhão da Polícia Militar sob a regência do subtenente PM Machado. Enquanto algumas pessoas escutavam as músicas, outras ficavam na fila para aproveitar os serviços. Os alunos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro São Domingos, apresentaram a dança hip-hop, seguidos da apresentação dos alunos do Grupo de Capoeira Senzala, coordenados pelo mestre Tarcísio Ribeiro.

A criançada se divertiu com as atividades de lazer: brincadeiras, jogos, campeonatos, sorteios de brindes e concurso de dança. Conheceram também os equipamentos de segurança e de trabalho do Corpo de Bombeiros. “Estou achando ótimo este dia aqui no meu bairro. Estou me divertindo e adorando brincar, podia ter mais vezes”, ressaltou a estudante e moradora do bairro São Domingos, Dandara Geraldo Sá, de 10 anos.

Os adultos puderam registrar suas demandas na Ouvidoria Municipal de Saúde Itinerante e também receberam vários tipos de orientações: jurídicas, para microempresas, sobre direito trabalhista e sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids. Além disso, obtiveram informações sobre regularização de construções, plantas medicinais,  funcionamento do Grupo de Apoio ao Paciente de Câncer (Grapac) Ubá e sobre as atividades realizadas pelo Rotary Clube de Ubá.

Os moradores tiveram também acesso as informações sobre as atividades que são realizadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro São Domingos, entre elas, oficinas de cabeleireiro, manicure e pedicure, patchwork, artesanatos e pintura adulto e infantil, divulgação das aulas de dança de salão, hip hop, capoeira e serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.

Na área de beleza, a fila foi longa para mudar o visual. As pessoas puderam escolher o tipo de corte de cabelo. Marco Antônio Nunes, morador do bairro São Domingos, avaliou o evento. “Passei em vários estandes e gostei das informações que foram repassadas. Esta é uma boa iniciativa da Câmara e poderia se repetir mais vezes em nosso bairro, não só o corte de cabelo gratuito, mas também todas as atividades de um modo geral”, explicou.

Outra moradora do bairro São Domingos, Sueli Aparecida da Silva, também aprovou a iniciativa. “Acho uma ótima ideia. É a primeira vez que participo e vou aproveitar para cortar o meu cabelo, e o cabelo dos meus dois netos, Filipe e Thaylon”, relatou.

Ao longo da manhã também foram realizadas as atividades de aferição de pressão arterial e teste de dosagem glicêmica, massagens e avaliação postural.  A moradora do bairro São Domingos, Sônia Valéria Costa Rocha, de 50 anos, aproveitou a atividade de massagem e avaliação postural. “Este evento deveria ser realizado mais vezes em nosso bairro, para dar oportunidade às pessoas de conhecerem os trabalhos realizados pela Câmara e pelas instituições de Ubá”, pontuou.

O projeto

O Câmara nas Comunidades é um projeto da Câmara Municipal de Ubá (CMU) que visa promover a integração entre o Legislativo e a comunidade ubaense em busca de uma cidade melhor, a partir da discussão comum dos problemas que envolvem o município. As demandas da comunidade são revertidas em proposições e encaminhadas pelos vereadores aos setores responsáveis da Prefeitura resultando em uma gestão mais participativa e integrada.

Desenvolvido ao longo do ano, com datas pré-fixadas, o projeto tem o objetivo de contribuir, também, para a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual, com a intenção de que ações do governo municipal possam estar mais próximas dos anseios das comunidades e de cada cidadão.

Parceiros

O evento foi realizado por meio de parcerias firmadas com as seguintes associações, instituições e organizações não governamentais: Federação Municipal das Associações Comunitárias de Ubá e Região (Femac); Associação de Moradores do Bairro São Domingos; Grupo ASAS (Grupo de apoio à familiares de dependentes químicos do Bairro são Domingos); Corpo de Bombeiros Militar; 21º Batalhão de Polícia Militar; Divisão Municipal de Esportes; Copasa; Escola Técnica Tereza Almeida (Ettal); Escola de Cabeleireiro Érima Rodrigues, Faculdade Governador Ozanan Coelho (Fagoc); Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá (Fupac); Centro de Referência em Assistência Social (CRAS/ bairro São Domingos); Conselho Municipal de Saúde; Grupo de Apoio aos Pacientes de Câncer (Grapac) Ubá; e Rotary Clube de Ubá.

Veja mais fotos deste evento no site da Câmara ou na página de fotos do facebook da Câmara.

registrado em: