Saúde no município é discutida em reunião na Câmara

Os vereadores da Câmara Municipal de Ubá (CMU) reuniram-se na tarde de segunda-feira (8), com o deputado Estadual Dirceu dos Santos Ribeiro e representantes da Prefeitura, do Estado e dos hospitais da cidade para tratar de assuntos relacionados à saúde pública no município de Ubá.

O vereador Jorge Custódio Gervásio, integrante da Comissão de Saúde da CMU, conduziu a reunião acompanhado dos vereadores: Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente da Câmara), José Roberto Filgueiras, Gilson Fazolla Filgueiras, Antero Gomes de Aguiar, Darci Pires da Silva, Edeir Pacheco da Costa, Jane Cristina Lacerda Pinto, Joseli Anísio Pinto e Luis Carlos Teixeira. O presidente da Comissão de Saúde da CMU, vereador Alexandre de Barros Mendes, se ausentou por motivos de saúde.

Entre os principais assuntos discutidos estavam os atendimentos às cirurgias de catarata, serviços de urgência e emergência nos hospitais, cirurgias eletivas de média e alta complexidade e atenção básica. Enfatizou-se a falta de recursos financeiros para estes procedimentos.

Além do deputado Dirceu Ribeiro, os vereadores receberam a secretária municipal de Saúde, Dulcinéia Thinassi Perini, o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Kléber de Almeida Peppe, o gerente da Divisão de Planejamento e Gestão da Saúde, João Paulo da Silva, a gerente da Divisão de Apoio Institucional da Saúde, Aline Costa Moreira e o assessor Especial da Prefeitura, Eduardo Navarro Soares. Presentes também José Maria Fagundes e Eduardo Duarte da Silva, representando o diretor da Gerência Regional de Saúde de Ubá, Fábio Gardoni. E dos hospitais São Vicente de Paulo e Santa Isabel, respectivamente, Roberta Gasparoni e Fabiano dos Santos.

Ao final da reunião ficou definido que será criada uma comissão para elaborar e encaminhar as demandas do município, ao secretário de Estado de Saúde/MG, nos próximos dias.