Programa da A3P desenvolvido pela CMU é tema de seminário na FAGOC

Alunos do 5º período, do curso de Administração, realizam um levantamento de práticas de sustentabilidade na cidade

Nove alunos do 5º período, do curso de Administração, da Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC), escolheram a Câmara Municipal de Ubá para realizar um levantamento de práticas de sustentabilidade nas empresas e instituições da cidade e apresentado em seminário para toda a turma. A atividade faz parte da disciplina “Gestão Ambiental Empresarial” e foi baseada em informações do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da CMU.

Segundo a estudante, Ana Caroline do Val, a equipe apresentou informações sobre o programa, o cronograma da A3P da Câmara, os trabalhos já desenvolvidos e as propostas futuras planejadas pela CMU a serem realizadas nos próximos meses. “A nossa professora elogiou o trabalho e ficou surpresa por uma instituição pública, no caso a Câmara, implantar atividades de sustentabilidade. Além disso, vale ressaltar que foram identificadas em algumas empresas privadas poucas atividades voltadas para este assunto”, destacou a aluna. O grupo fez entrevista com servidores e com o Presidente da Câmara Samuel Gazolla Lima autor do projeto: “Considerando que a administração pública é grande consumidora e usuária de recursos naturais e tem um papel estratégico na promoção e indicação de novos padrões de produção e consumo, é vital que sejamos o exemplo para a sociedade”, explicou o vereador ao grupo.

No Plano de Trabalho enviado ao Ministério do Meio Ambiente, a Câmara se propôs a uma série de medidas já implementadas tais como a reutilização de papel, substituição de copos descartáveis por canecas personalizadas, economia de água (colocação de redutores de vazão de água em torneiras), coleta seletiva, implantação da ilha de impressão de cópias (e, consequente redução de luz e consumo de suprimento de informática), sincronização do descanso de tela dos computadores, etc. No âmbito externo, outras medidas ainda estão sendo articuladas. Por exemplo: empresas que prestarem serviço à Câmara deverão se adequar a princípios socioambientais, encaixando-se no conceito da “licitação sustentável”. No relacionamento com a Prefeitura, a CMU irá aderir, em médio prazo, ao sistema de protocolo digital, com o envio das proposições e demais documentações legislativas por meio do correio eletrônico.

O PROGRAMA A3P

Instituída na Câmara em 26 de novembro de 2015 a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) busca adequar a instituição para a implantação de medidas voltadas para a sustentabilidade. O programa foi lançado em 2001 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e visa à promoção da conscientização de uma cultura contra o desperdício e à utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos.  A CMU é a primeira Câmara Municipal do Estado de Minas Gerais a aderir ao projeto.