Poderes Executivo e Legislativo de Ubá realizam sessão solene de entrega da Comenda Ary Barroso e dos títulos de Cidadania Honorária Ubaense
A sessão solene de entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Ubá e da Comenda Ary Barroso foi realizada na noite de 13 de dezembro, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa. Dez pessoas foram agraciadas com os títulos de Cidadania Honorária de 2024 e uma com a Comenda Ary Barroso. A cada ano, num universo de centenas de pessoas, a Câmara de Ubá escolhe cidadãos, dos mais diversificados segmentos, para distinguir com essa honraria. Os vereadores buscam homenagear àqueles que se destacaram em suas áreas de atuação e que demonstraram apreço por esta cidade.
Integraram a mesa solene as seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa, a segunda secretária da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Aline Moreira Silva Melo o prefeito Municipal de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho; os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Célio Lopes dos Santos; Gilson Fazolla Filgueiras; José Damato Neto; e José Maria Fernandes. E as autoridades: o coordenador da Defensoria Pública da Comarca de Ubá, Dr. Guilherme Barquete Fernandes; o tenente Alexandre Lima Fagundes da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá, o advogado, Juliano Wagner, delegado de prerrogativas, diretor da Comissão de Direito na escola e membro da jovem advocacia da OAB de Ubá; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Silber da Silva Silveira.
Os agraciados com o Título de Cidadania Honorária de Ubá foram: Elias Orioni Pinheiro Siqueira; Eva Maria Fernandes Ferreira Bressan; Geraldo Horta Sabino; Joaquim Augusto Alves; Marcos Eli de Oliveira Félix; Maurício Gomes de Brito; Raymundo Sabino Carneiro; Rogério Batista; Rosane Soldati da Cruz; e Wollemberg Miguel Pereira dos Santos. E também o agraciado com a Comenda Ary Barroso, Marcos Agostinho Miranda.
Os Hinos Nacional e de Ubá e a Aquarela do Brasil foram executados pelo maestro Wantuil Alexandre acompanhado ao teclado pelo pianista Paulo Sérgio Bento.
O prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, em seu pronunciamento, parabenizou os homenageados e fez uma apresentação mostrando a prestação de contas referente aos 8 anos de sua gestão, as dificuldades encontradas, as soluções, as entregas de obras e os recursos financeiros que ficarão à disposição da nova administração para implementação de novas unidades de saúde e da educação e também a complementação de obras iniciadas, que por decurso de tempo não foram concluídas.
O presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, destacou em seu discurso que esta solenidade é um dos momentos mais significativos para a cidade de Ubá, onde reconhece e homenageia aqueles que, com suas ações e dedicação, contribuíram de maneira exemplar para o progresso e bem-estar de nossa comunidade. “Hoje, homenageamos dez pessoas com o título de Cidadania Honorária, que por meio de suas diversas atuações, têm demonstrado um profundo comprometimento com nossa cidade, enriquecendo a vida de seus cidadãos e fortalecendo os valores que tanto prezamos. Cada um deles, com seu trabalho e dedicação, tem deixado uma marca permanente na história de Ubá. Além disso, temos a honra de conceder a Comenda Ary Barroso a uma pessoa cuja trajetória se destaca de maneira extraordinária. Este ano, o homenageado é o proprietário do Supermercado Nova Era, senhor Marcos Agostinho Miranda. Sua visão empreendedora e sua dedicação não apenas transformaram o Nova Era em um ícone do comércio local, mas também contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Ubá”, ressaltou José Roberto.
José Roberto pontuou ainda, que esta solenidade inspire a todos a continuar trabalhando com afinco e dedicação, sempre em busca do melhor para Ubá. “Que possamos, juntos, seguir construindo uma Ubá cada vez mais justa, solidária e próspera. Parabéns aos homenageados e muito obrigado a todos por estarem aqui hoje celebrando conosco. Aproveito também para desejar um feliz Natal a todos os ubaenses e um 2025 repleto de paz, prosperidade e oportunidades”, concluiu o presidente.