Plenária Regional do Parlamento Jovem é realizada na Câmara Municipal de Ubá

A Câmara Municipal de Ubá sediou, em 14 de agosto, a Plenária Regional do Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ) 2019, polo Caparaó. O evento, que antecede a Etapa Estadual do PJ, contou com a presença de cerca de 160 pessoas incluindo estudantes de Ensino Médio e representantes políticos das cidades pertencentes ao polo que também é composto por Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Urucânia, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

A abertura do encontro contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador Jorge Custodio Gervasio. Além dele, participaram do evento, o presidente da Escola do Legislativo de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o segundo-secretário da CMU, vereador Luis Carlos Teixeira Ribeiro, e os vereadores, Darci Pires da Silva e Edeir Pacheco da Costa. Também estavam presentes, o presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Antônio Elias Cardoso, a presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, vereadora Ana Maria Ferreira Proença, além de outros representantes das Câmaras que integram o polo.

Jorge Custodio Gervasio parabenizou a todos os estudantes presentes e agradeceu a oportunidade de a CMU sediar o evento.  “Parabenizo a todos que estão aqui, especialmente os estudantes, pois, a participação de vocês é de extrema importância para que a gente possa discutir soluções em forma de leis, para ajudar pessoas que sofrem discriminação, tanto física, quanto verbal, quanto racial. Agradeço também a Câmara Municipal de Viçosa por nos proporcionar este momento, trazendo este grande evento para a Câmara Municipal de Ubá”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Antônio Elias Cardoso ressaltou a satisfação em ver o engajamento político dos jovens. “É um enorme prazer olhar para vocês aqui, agora, e enxergar jovens tão envolvidos, juntos em prol de mudanças positiva no nosso País”, ressaltou.

A presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, Ana Maria Ferreira Proença, falou sobre a importância do envolvimento das câmaras municipais com os jovens, por meio do Parlamento Jovem. “Nós não tivemos esta oportunidade, nunca vivemos uma experiência como esta. A responsabilidade tanto nossa quanto destes estudantes é bem grande. A escolha do tema foi ímpar, sobre a discriminação étnico-racial, quero dizer aqui, convicta, mulher, negra e mãe de outro tipo de religião, existe todo tipo de  discriminação, e é com muito prazer que digo que as propostas que vocês irão defender estão diretamente ligadas a nós e agradeço a oportunidade de Ponte Nova participar deste importante projeto”, disse.

Durante a plenária, as propostas referentes ao tema “Discriminação étnico-racial” que haviam sido priorizadas nos Grupos de Trabalho Regional, na semana anterior, voltaram a ser discutidas e votadas para que ao final fossem escolhidas sete propostas para serem defendidas na Etapa Estadual que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no período de 18 a 20 de setembro.

A mesa diretora para a direção dos trabalhos foi composta por seis estudantes. Eles foram os responsáveis por conduzir a discussão das propostas com os subtemas “Desigualdades socioeconômicas”, “Violências por motivos étnico-raciais” e “Direito às identidades e à diversidade cultural”. Algumas propostas que serão levadas à Plenária Estadual são relacionadas a educação, projetos sociais, além de empregos e ampliação de serviços de denúncias.

Os estudantes também votaram as sugestões do tema para o próximo ano, apresentadas pelas cidades que integram o polo, sendo o escolhido: “Combate a homofobia”, sugerido pela cidade de Ponte Nova. O tema será novamente levado para votação na Etapa Estadual.

E por fim, foram votados os representantes de cada município que irão participar da etapa estadual, e o Parlamento Jovem de Ubá será representado pelas estudantes Sara Isabelle Olympio Soares e Sarah Cardoso Bragine Ferreira.