PJ de Ubá participa do Encontro Regional da Zona da Mata II em Viçosa

Integrantes do Parlamento Jovem de Ubá participaram de palestras no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa

Integrantes do Parlamento Jovem (PJ) de Ubá participaram de palestras sobre acessibilidade e mobilidade urbana no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev).

O evento foi realizado no dia 29 de abril e contou com a presença dos estudantes do PJ de Ubá, Visconde do Rio Branco, Paula Cândido e Viçosa, todos pertencem ao pólo da Zona da Mata II.

Eles foram acompanhados pelo assessor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, Jardel Peron Waquim e pela servidora pública, Diana Pereira da Silva Santos.

O evento contou com palestra de dois professores universitários, Paulo Tadeu e Adonai Gomes que discutiram o tema mobilidade urbana com foco na acessibilidade.

Já, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Israel Rosa da Silva, falou sobre suas experiências e dificuldades físicas principalmente na área de acessibilidade. "O palestrante Israel fez uma reflexão direcionada para uma experiencia de sua vida e contou que uma vez, havia um cadeirante caído ao chão, em Belo Horizonte, e todos passavam por ele sem dar o devido auxílio. Israel sabia de suas limitações físicas para tentar ajudá-lo, e mesmo assim se aproximou e tentou levantá-lo. Então outras pessoas se aproximaram após esta atitude. E com isso, destacou que as pessoas devem ser eficientes na valorização do ser humano", explicou Jardel.

Alunas do PJ de Ubá

As alunas da Escola Estadual Senador Levindo Coelho, Letícia Cabral Soares e Larissa Teixeira Noé, que integram o Parlamento Jovem de Ubá falaram sobre a participação delas no evento. Letícia destacou: "Aprendi no encontro sobre uma nova forma de olhar para cidade, vou buscar saber onde pode ser mudado e vou lutar por melhorias na acessibilidade em nosso município", ressaltou.

Já, a estudante Larissa Teixeira Noé também da Escola Estadual Senador Levindo Coelho disse que gostou muito da palestra de Israel Rosa. "Por ser uma pessoa portadora de necessidade especial e relatar suas experiencias, fez com que todos pudessem enxergar a mobilidade urbana sobre outra perspectiva" concluiu Larissa.