Parlamento Jovem de Ubá participa de encontro virtual do Polo Caparaó

O coordenador do Parlamento Jovem de Ubá e diretor da Escola do Legislativo, Juliano Nascimento Peixoto Guimarães, participou do primeiro encontro do Polo Caparaó do PJ na última sexta-feira, 5 de maio, Dia Mundial do Meio Ambiente. Além dele, representaram o PJ-Ubá as estudantes Sthefanny Coutinho e Sarah Bragine, interagindo com membros do Parlamento de outros dez municípios que compõem o Polo (Ponte Nova, Viçosa, Mariana, Visconde do Rio Branco, Piedade de Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ervália, Piranga, Paula Cândido e Urucânia).

A reunião, por videoconferência, teve a palestra do professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Eduardo Fontes, e foi transmitida ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova. A interação foi por meio das redes sociais e do aplicativo Zoom.

Entre os assuntos abordados pelo professor Luiz Fontes, destaca-se o impacto ambiental das atividades mineradoras em nossa região. “Não sou contrário, mas defendo que seja discutido e implementado um modelo de mineração que priorize também fatores sociais, ambientais e de governança”, comentou.

Para as cidades, o palestrante argumentou que o ponto fraco na cadeia de desenvolvimento sustentável é a gestão municipal: “os governos têm grande dificuldade em conciliar práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico”.

Segundo o professor, a legislação ambiental precisa ser alterada, adaptando suas restrições à realidade de cada espaço. Ele mencionou o que diz o Código Florestal sobre as edificações próximas às Áreas de Preservação Permanente (APPs). “Caso as obras sejam feitas próximas aos cursos d'água naturais, perenes e intermitentes, que são considerados APPs, a distância permitida é de 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura, e assim sucessivamente. Entendo que 15 metros seriam suficientes em áreas urbanas, mantendo-se a função social e ambiental das propriedades. O centro da cidade não precisa ser um parque de preservação”, exemplificou Luiz Fontes.

O palestrante

Luiz Eduardo Fontes é Professor Titular aposentado da UFV e possui Doutorado e Mestrado em Solos (UFV) e Graduação em Agronomia (UFV). Foi Pró-Reitor de Administração e Chefe do Departamento de Solos da UFV. Trabalha com Assessoria Técnica Independente a atingidos por barragens nas bacias dos rios Doce e Paraopeba, relacionadas aos rompimentos das barragens da Samarco e da Vale. Coordenou projetos no setor público, privado e ONGs (Organizações Não Governamentais).

Entre os anos de 2008 a 2011 foi membro do COPAM-MG (Conselho Estadual de Política Ambiental), Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata/MG. Publicou dezenas de artigos, cartilhas e livros sobre Solos e Educação Ambiental.

Atividades virtuais

Adaptando-se às regras de distanciamento social, as atividades presenciais da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Ubá (CMU) estão suspensas temporariamente. Mas as ações virtuais continuam, especialmente o que se refere ao Parlamento Jovem (PJ), programa de formação política criado há 17 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Escola do Legislativo, cujo tema de 2020 é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Vários materiais têm sido compartilhados virtualmente com os estudantes que integram o PJ. Coordenados pelo diretor da EL da CMU, eles têm realizado estudos, debates e participado de lives e videoconferências pela internet.

No último encontro virtual do PJ de Ubá, realizado em 28 de maio, os jovens discutiram uma atividade sobre Formação Política, enviada anteriormente em formato de questionário pelo diretor da EL.

Mas o foco da reunião, na temática do projeto, foram as práticas que levam à contaminação do subsolo. “Como Polo Moveleiro Estadual, cidade de muitas indústrias, precisamos adotar medidas que resguardem a preservação ambiental, como o descarte correto de rejeitos, mas que não comprometam a economia local: isso é desenvolvimento sustentável”, enfatizou Juliano Guimarães.

Desde abril os coordenadores municipais do Polo Caparaó têm se reunido quinzenalmente para tratar sobre as intervenções virtuais que têm sido realizadas em cada município. Em maio, substituindo a visita técnica que deveria ocorrer nesse período, a coordenação Estadual do PJ também realizou videoconferência com os coordenadores do Polo Caparaó. Foram discutidos com a gerente Geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz de Castro, e o coordenador estadual do PJ, Ricardo Moreira, os andamentos das atividades, as dificuldades e as perspectivas. No dia 27 de maio, por iniciativa da ALMG, tiveram início as reuniões virtuais para o fortalecimento da rede de escolas do Legislativo de Minas Gerais. Essas reuniões ocorrerão a cada 15 dias.