Onze personalidades recebem o Título de Cidadania Honorária Ubaense

A Lei 3.099 de 25 de setembro de 2001 institui e regulamenta as concessões de títulos de cidadania honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano. O projeto é conferido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços e em virtude de devotamento e amor às causas cívicas e sociais de nossa comunidade.

A noite de sábado (9) foi de festa na Câmara Municipal de Ubá (CMU). É que a Casa Legislativa realizou sua última sessão solene do ano: a de entrega do Título de Cidadania Honorária Ubaense 2017. O evento ocorreu no Plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa. Onze personalidades foram agraciadas pelos relevantes serviços prestados ao município de Ubá e pelo amor e devotamento às causas cívicas e sociais da comunidade, contribuindo para o crescimento da cidade.

Durante a solenidade, o público pôde apreciar a apresentação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, executando o Hino Nacional Brasileiro e a Aquarela do Brasil. Destaque também para a apresentação do Hino de Ubá cantado pelo seu autor, o maestro Tenor Marum Alexander (Presidente da Academia Ubaense de Letras) acompanhado pela banda da PM.

A sessão solene foi presidida pela vereadora e presidente da CMU, Rosângela Maria Alfenas de Andrade. Também estiveram presentes os vereadores: Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente); pastor Darci Pires da Silva; Alexandre de Barros Mendes; Antero Gomes de Aguiar; Gilson Fazolla Filgueiras; Jane Cristina Lacerda Pinto; José Roberto Filgueiras; Joseli Anísio Pinto; Jorge Custódio Gervásio e Luis Carlos Teixeira Ribeiro.

Cerca de 200 convidados prestigiaram o evento que também contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho; o vice-prefeito de Ubá, Vinícius Samôr de Lacerda; o deputado estadual, Roberto Andrade; a juíza de Direito Dra Vilma Lúcia Gonçalves; o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Lúcio Mauro Campos Silva; o presidente da 30ª Sub-seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, Miguel Poggialli Gasparoni; o prefeito da cidade de Rodeiro, Luiz Medeiros, a prefeita de Guidoval, Soraia Vieira de Queiroz; o presidente da Associação Beneficente Católica de Ubá/ Hospital Santa Isabel, Fabiano dos Santos; e outros.

Em seu pronunciamento, a presidente da Câmara destacou o significado da homenagem que anualmente confere o título de ubaense a pessoas não nascidas em nossa cidade: "Para os que amam a sua cidade natal, como nós, a maior homenagem que podemos prestar às pessoas que admiramos, nascidas em outras terras, é dividir com elas o nosso orgulho e honra de chamar-se ubaense. A cada ano, num universo de milhares de pessoas, esta Casa Legislativa escolhe onze personalidades, dos mais diversificados segmentos, para distinguir com essa honraria. Não levamos em conta posição social ou bens amealhados, mas buscamos homenagear tão somente aquelas pessoas que se destacaram em seus segmentos ou que demonstraram apreço por esta cidade, que repito, amamos tanto(...)."

Foram reconhecidos como cidadãos ubaenses:

Sr. Aldeir Augusto Ferraz (ex-secretário municipal do Meio Ambiente e Mobilidade Urbana de Ubá);
Sr. Cláudio Cézar Alves (sargento aposentado da Polícia Militar e militante do Movimento Negro);
Sr. Dinis Antônio Pinheiro (ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais);
Srtª Flávia Coelho de Andrade (empresária);
Sr. José Emílio Afonso Silva (assessor parlamentar);
Sr. Márcio Araújo de Lacerda (ex-prefeito de Belo Horizonte);
Sr. Roberto Garcia Alves Filho (vice-presidente da Câmara da Melhor Idade da CMU;
Drª Thaís Lamim Leal Thomaz (promotora de justiça);
Sr. Vítor Valverde (advogado e ex-secretário de governo da prefeitura de Belo Horizonte;
Sr. Wadson Nathaniel Ribeiro (ouvidor do estado de Minas Gerais e secretário de Integração Regional); e
Sr. Washington Luiz Lopes Ferreira (radialista).

Entenda

A Lei 3.099 de 25 de setembro de 2001 institui e regulamenta as concessões de títulos de cidadania honorária de Ubá e Personalidade Ubaense do Ano. A iniciativa dos projetos de concessão dos títulos cabe aos vereadores sendo obrigatória a apresentação dos projetos no mesmo ano em que for concedida a homenagem. O projeto é conferido a personalidades que tenham prestado relevantes serviços e em virtude de devotamento e amor às causas cívicas e sociais de nossa comunidade.