Minas Consciente: Governo do Estado divulga plano com protocolos sanitários para retomada de atividades econômicas

O Governo Estadual lançou nesta semana o plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, destinado a prefeituras, empresários e população, estando disponível pela internet, no endereço eletrônico www.mg.gov.br/minasconsciente e no aplicativo “MG App Empresas”.

Tratam-se de protocolos sanitários criados para a retomada consciente e segura das atividades econômicas nos municípios. A iniciativa, desenvolvida pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES), aborda procedimentos para o retorno gradual, progressivo e regionalizado, embasado em critérios e dados epidemiológicos, a partir de um monitoramento constante da situação pandêmica.

O governador Romeu Zema reafirmou que a principal preocupação continua sendo preservar a saúde da população. “Nosso compromisso é com a vida dos mineiros. Todos os protocolos estão detalhados de forma que possam assegurar o funcionamento responsável dos estabelecimentos”, assegurou.

Protocolos segmentados

Segundo o Governo de Minas, para garantir a segurança da população, os protocolos sanitários, que devem ser seguidos por todos cidadãos, foram divididos de acordo com as especificidades dos setores econômicos, sendo organizados em orientações básicas, comuns a todos, e orientações específicas, destinadas aos empresários e consumidores. Esses protocolos serão disponibilizados de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Com base nesses indicadores, o Minas Consciente montou uma matriz de risco, que segmenta as atividades econômicas em quatro “ondas”, sendo: onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. Salientou-se que, de acordo com os dados e análise do cenário epidemiológico, os segmentos podem mudar de onda. Existe, ainda, uma lista de setores econômicos que, devido a seu grande risco de propagação da doença, compõem um grupo à parte, que devem ter suas atividades retomadas somente após normalização da situação pandêmica no Brasil.

Essas ondas, com seus respectivos protocolos, serão disponibilizados, gradualmente, a começar pela onda verde (serviços essenciais) e onda branca (baixo risco), que já estão disponível no link e aplicativo citados acima. Os demais, ao longo dos próximos dias.

A decisão é de responsabilidade dos Municípios

O secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral enfatizou que o objetivo do plano é dar uma coordenação e um direcionamento aos prefeitos de todos os municípios mineiros, com objetivo de alinhar as ações em todo o estado e facilitar a governança no enfrentamento da Covid 19. "Ressalto ainda a importância de seguir mantendo os cuidados e as medidas de segurança, pois, ainda não vencemos esta guerra", ponderou.

O Minas Consciente está embasado em dados científicos, informações técnicas e equipe qualificada para melhor orientar os prefeitos, conforme reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico Cássio Rocha Azevedo. “O programa é uma ferramenta para que a tomada de decisão, que é de responsabilidade dos municípios, seja de forma consciente e progressiva. Assim, conseguiremos reaquecer a economia de Minas Gerais de forma segura para todos”, afirmou.

De acordo com o Governo, a iniciativa busca conduzir a atuação no estado de forma coordenada, trazendo mais controle e efetividade para o enfrentamento da situação atual. A adoção das medidas e a retomada das atividades econômicas ficarão a critério dos gestores municipais, a partir de informações fornecidas pelo governo estadual. Também cabe aos dirigentes das cidades o acompanhamento contínuo de qualquer medida de flexibilização, para monitorar seus efeitos sobre a curva de tendência de contaminação, com possibilidade de regressão em caso de cenários adversos.

*Com informações do Governo do Estado de Minas Gerais

Ilustração: arte do Minas Consciente (Estado de MG)