CMU participa da campanha Maio Amarelo

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá em parceria com o 21º Batalhão de Polícia Militar e com a Guarda Civil Municipal de Ubá e apoio da Câmara Municipal de Ubá, realizaram na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, uma blitz educativa no trânsito, na avenida Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira Rio).

O evento contou com a participação de militares do Corpo de Bombeiros, coordenados pelo Tenente BM da 2ª Cia de Bombeiros Militar de Ubá, Adriano Almeida, policiais militares e guardas civis municipais que trabalham diuturnamente na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito no município.

A atividade no trânsito faz parte da campanha Maio Amarelo com o tema central: "Paz no trânsito começa por você”, vinculada ao Sistema de Transporte (CNT/Sest/Senat/ITL), Ministério das Cidades, Ministério do Transporte e Governo Federal e empresas parceiras.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e ações que garantam essa segurança.

A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).

Além da blitz educativa, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá promove palestras em escolas e simulados de acidente de trânsito com orientações sobre a educação e cuidados no trânsito.

A segunda blitz educativa do mês está agendada para a próxima sexta-feira, 24 de maio.

A Câmara Municipal de Ubá realiza há quatro anos a campanha de conscientização no trânsito voltada para os ciclistas, pedestres e condutores de veículos. Os parceiros desta campanha são: Prefeitura de Ubá, Intersind, Adubar, Aciubá, Associação Ciclizma e ciclistas de Ubá e região, todos juntos por um trânsito mais seguro em Ubá.