Integrantes do Parlamento Jovem Ubá participam de Plenária Estadual em BH

As integrantes do PJ Ubá, Isadora Braz e Vitória Carolina, foram escolhidas para representar a cidade durante o evento que aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Entre os dias 20 e 22 de setembro, Belo Horizonte foi tomada por jovens de 63 municípios mineiros para a realização da Etapa Estadual do Parlamento Jovem Minas 2017. E entre eles estavam as integrantes do PJ Ubá, Isadora Braz e Vitória Carolina, que foram escolhidas para representar a cidade durante o evento que aconteceu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Elas integraram um time de 120 representantes eleitos nas etapas anteriores à etapa estadual.

Parlamento Jovem BH

Além das jovens, também estiveram presentes nesta que foi a 14ª edição do evento, o diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, o vereador Edeir Pacheco; o assessor da Escola, Jardel Peron Waquin; e os vereadores Jorge Custódio Custódio Gervásio, José Roberto Filgueiras e Luís Carlos Teixeira Ribeiro.

Esta etapa marcou a conclusão de um ciclo de atividades onde aproximadamente 2 mil estudantes, divididos em 12 polos regionais, discutiram e traçaram propostas sobre o tema “Educação política nas escolas”. O momento serviu para consolidar esse empenho e formatar o documento final que será enviado para a Comissão de Participação Popular da ALMG, para que o Legislativo providencie os encaminhamentos necessários às propostas apresentadas.

Participação dos jovens

Os três dias de evento foram marcados por uma intensa programação. Os jovens participaram de dinâmicas de integração, mesas de debate, palestras, grupos de trabalho entre outras atividades, tais como a Plenária Estadual para votação final das propostas e a eleição do tema que será trabalhado no próximo ano e que será “Violência contra as mulheres”.

Parlamento Jovem BH

As duas jovens representantes do Parlamento Jovem Ubá se mostraram bastante entusiasmadas por vivenciarem esta etapa regional do PJ. “Estou muito feliz com essa oportunidade, pois é uma experiência nova para mim e eu pude aprender muito com ela. Com certeza vou levar todo o conhecimento que adquiri aqui para a minha vida”, afirmou Vitória. Com a mesma empolgação, Isadora destacou que o intercâmbio entre os integrantes foi muito enriquecedor: “é muito gratificante poder estar entre tantos jovens com objetivos em comum. Todos nós estamos tentando fazer a nossa parte por uma sociedade mais justa e igualitária e onde exista uma política verdadeira”.

O diretor da Escola do Legislativo da CMU, vereador Edeir Pacheco, também demonstrou grande satisfação em poder prestigiar o evento que contou ainda com a presença de outros três vereadores da Casa: “poder estar aqui e ao lado dos colegas vereadores prestigiando as nossas representantes e os demais jovens de todo o estado é motivo de grande alegria. Nesse momento, onde a política anda tão desgastada é preciso que estejamos juntos motivando os jovens a participar de ações como as promovidas pelo PJ”.

Sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política e cidadã, voltado para estudantes do ensino médio em todo o estado. Ele é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e conta com a parceria da PUC Minas e das Câmaras Municipais.

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU