Estudantes de Ubá participam de etapa final do Parlamento Jovem na ALMG

Centenas de estudantes aprovaram, em 23 de setembro de 2022, o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2022. Reunidos no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no período de 21 a 23 de setembro, alunos de várias regiões do Estado debateram grandes propostas sobre o tema "Saúde mental do jovem".

Representando o Polo Zona da Mata III e os estudantes que participam do projeto em Ubá, estavam na ALMG, Davi Lengruber Aguiar do Colégio Tiradentes, Pietra Roque Vieira da Silva da E.E. Governador Valadares e Iasmin Valentina Alves Rodrigues do Colégio Sagrado Coração de Maria.

A plenária final, no dia 23 de setembro, teve duração de mais de 9 horas e terminou com a consolidação de sugestões de ações e políticas públicas sobre a temática. Os participantes também elegeram o tema para o próximo ano, que será "Jovem e mercado de trabalho". Na quinta-feira (22), três grupos de trabalho debateram os subtemas na Escola do Legislativo.

Representando a ALMG no evento, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) recebeu o documento, que será encaminhado à Comissão de Participação Popular. Esta Comissão se encarregará de analisar as sugestões e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas. 

SUGESTÕES FORAM DIVIDIDAS EM SUBTEMAS:

As propostas aprovadas no documento final estão divididas em três subtemas:

  • políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental;
  • estratégias da comunidade para promoção da saúde mental;
  • e uso saudável das novas tecnologias. 

Prevenção e tratamento em saúde mental

Na área de prevenção e tratamento em saúde mental, uma das propostas é de propiciar a inclusão de estudantes com deficiência de aprendizagem. Isso se daria por meio de um programa da Secretaria de Estado de Educação voltado para essa finalidade e contando com profissionais e equipamentos de qualidade.

Os estudantes também propuseram a criação de centrais de auxílio nas escolas, que dariam suporte às salas de aula. Essas centrais teriam a participação de estagiários de psicologia, supervisionados por profissionais já graduados. 

Estes psicólogos também seriam responsáveis pela capacitação dos profissionais da educação, com enfoque na multiplicidade de fatores da saúde mental do jovem e na prevenção do adoecimento neuropsíquico.

Estratégias para promoção da saúde mental

Neste subtema, as propostas consolidadas, em linhas gerais, defendem a criação de projetos com psicólogos e psiquiatras para promoção da saúde mental. Entre as ideias estão a criação de rodas de conversa, festivais, atividades ocupacionais, oficinas criativas e atividades culturais. 

Todos esses eventos teriam o objetivo de propiciar a troca de experiências entre os jovens, visando a integrá-los em suas comunidades. Esses encontros poderiam também auxiliar profissionais da saúde mental a identificarem pessoas com doenças mentais encaminhando-as às unidades de saúde mental. 

Uso saudável das novas tecnologias

A preocupação com os problemas psíquicos, sociais e emocionais causados ou agravados pelo uso irresponsável das tecnologias marcou as propostas desse subtema. Os participantes propuseram, entre outros, a criação de um aplicativo digital, com contatos de profissionais da área, para ajudar as pessoas com transtornos mentais. 

Também foi sugerida a criação de uma agenda pública voltada para o uso saudável das novas tecnologias. Estariam incluídas nessa agenda atividades diversas, como oficinas, palestras, debates, disponibilização de conteúdos digitais, entre outros. 

Por fim, foi aprovada a sugestão de promover campanhas educativas com o objetivo de prevenir doenças mentais por meio da conscientização sobre o uso da tecnologia na vida do jovem. Essas iniciativas seriam veiculadas pelas redes sociais e pela mídia tradicional e teriam incentivos fiscais por parte do Estado. 

* Com informações da Escola do Legislativo da ALMG

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