Escola do Legislativo promove atividades virtuais com estudantes do Parlamento Jovem

Adaptando-se às regras de distanciamento social, as atividades presenciais da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Ubá (CMU) estão suspensas temporariamente. Mas as ações virtuais continuam, especialmente o que se refere ao Parlamento Jovem (PJ), programa de formação política criado há 17 anos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Escola do Legislativo, cujo tema de 2020 é “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Durante as últimas semanas, vários materiais foram compartilhados virtualmente com os estudantes que integram o PJ. Coordenados pelo diretor da EL da CMU, Juliano Nascimento Peixoto Guimarães, os membros do Parlamento Jovem Minas-Ubá têm realizado estudos, debates e participado de lives e videoconferências pela internet, algumas organizadas pela EL de Ubá e outras pela própria EL da Assembleia.

Reuniões virtuais

Na primeira semana de maio, a Escola do Legislativo da CMU participou do encontro técnico virtual da ALMG com os coordenadores do polo Caparaó e as presenças da gerente-geral da Escola do Legislativo da Assembleia, Ruth Schmitz de Castro, e do coordenador Estadual do Parlamento Jovem de Minas, Ricardo Moreira. Em pauta, o andamento das atividades do Parlamento Jovem em 2020, diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

Na última quarta-feira (14), os integrantes do PJ-Ubá, orientados pelo diretor da EL da CMU, discutiram o subtema 1: “Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade”, em videoconferência realizada pelo Instagram. Para as próximas semanas, outros encontros virtuais estão previstos, quando serão discutidos os subtemas 2 e 3, que são, respectivamente: “Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico” e “Recursos hídricos e saneamento básico”.