Escola do Legislativo inicia mobilização de estudantes para o Parlamento Jovem de 2023

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realiza no período de 13 a 17 de fevereiro, a mobilização de estudantes do ensino médio do município, para participarem do Parlamento Jovem (PJ) de 2023.

São aguardadas, na Câmara, as visitas dos estudantes do ensino médio das escolas estaduais: Padre Joãozinho, São José, Governador Valadares, São José, Raul Soares, Senador Levindo Coelho, Dr. Levindo Coelho e Polivalente.

Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras, recepcionou os estudantes da E.E. Padre Joãozinho, no plenário Lincoln Rodrigues Costa e falou da importância da participação do jovem neste projeto.

A cerimônia de lançamento do PJ em Ubá está prevista para meados de março.

Este ano o tema “Jovens e Mercado de Trabalho”, reúne os Subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho” para subsidiar os trabalhos do Parlamento Jovem de Minas.

A Câmara de Ubá completa 5 anos de participação em 2023, no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dedicado a alunos do Ensino Médio. Há três etapas: municipal, regional e estadual, nas quais os estudantes devem defender sugestões de projetos de lei.

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.