Eleições 2020: Biometria em Minas Gerais

Ubá é um dos 594 municípios mineiros onde o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório

Iniciada no ano passado, encerrou-se neste mês de março mais uma etapa do recadastramento biométrico obrigatório, em 175 municípios mineiros. Nas 113 cidades que terminaram a revisão biométrica entre outubro e dezembro de 2019, o eleitor que não compareceu dentro do prazo teve o título cancelado e não poderá votar em eleições oficiais enquanto não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Ele pode procurar o seu cartório eleitoral para fazer a regularização até o dia 6 de maio, data em que o cadastro eleitoral é fechado para as Eleições 2020. 

Já os eleitores dos 62 municípios que encerraram a revisão no dia 6 de março não terão o título cancelado neste momento, devido à suspensão de atendimento entre 19 de março e 7 de abril, e poderão votar normalmente nas Eleições de 2020. O cancelamento desses títulos só será processado após o pleito, em novembro. A medida foi determinada pela Portaria CRE nº 007/2020, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que dispõe sobre a suspensão do cancelamento das inscrições eleitorais dos eleitores que deixaram de comparecer à revisão do eleitorado nos municípios relacionados, cujos trabalhos encerraram-se em 6 de março de 2020.

Nas Eleições de 2018, a biometria já foi obrigatória em 84 municípios do Estado, quando 4.736.576 eleitores mineiros foram identificados por meio de seus dados biométricos. Nesses locais, todo o eleitorado já foi cadastrado biometricamente. Agora em 2020 serão, no total, 259 municípios. 

Em Belo Horizonte e nos demais 593 municípios de Minas, incluindo Ubá, o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório.

 

 

 

 

registrado em: