Dia Municipal da Consciência Negra é celebrado na Câmara de Ubá
O Legislativo Ubaense em parceria com a Associação de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade e apoio da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Ubá, Superintendência Regional de Ensino de Ubá e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais Subsede Ubá, celebraram dia 22 de novembro, no plenário da Câmara, o Dia Municipal da Consciência Negra. Foi uma noite solene-cultural que teve espaço para música, dança e muita reflexão. O plenário esteve repleto. Entre os convidados, autoridades e representantes de entidades culturais, educativas e de classe. A sessão foi presidida pelo Vereador José Roberto Reis Filgueiras e acompanhada pelos vereadores Gilson Fazolla Filgueiras e José Damato Neto.
Prestigiaram o evento o segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Gilson Fazolla Filgueiras, o prefeito Municipal de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho; a Coordenadora Geral da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade, Sra. Ângela Teixeira de Paula; o Superintendente Regional de Ensino em Ubá, a diretora administrativa e financeira da Superintendência de Ensino de Ubá, Flávia Marangon Barbosa; o diretor da Subsede Ubá do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, professor Claudenir de Oliveira; a vice-diretora da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, polo Ubá, Kelly da Silva; e a Miss Ubá, Nádia Micherif.
A solenidade deste ano prestou homenagens a cinco personalidades de destaque no cenário cultural de nossa cidade: André Luís da Silva Gomes - Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do São Domingos e Conselho de Ética da 30ª Subseção da OAB de Ubá-MG; Eduardo Duarte da Silva - Abadá Capoeira; Eva da Penha Pedro da Costa - Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário; Janderson Perpétuo - Diretor da E.E. Dr. Levindo Coelho; e Maria Helena Queiroz de Almeida - Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade-AST.
A festa foi iniciada com a apresentação do Grupo Oeste 7 que recepcionou os convidados no plenário, devido a chuva a apresentação que acontece na frente da Câmara, foi transferida para o plenário. Os presentes puderem apreciar a apresentação da música: “Amarelo, azul e branco” com o Grupo Arte Musical Walt e a execução dos hinos e da Aquarela do Brasil pelo maestro Wantuil Alexandre e a musicista Tatiane Andrade. Outra bela atração foi à apresentação da peça Quilombola pelo Grupo de Teatro Valad'arts. E a história da Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade foi apresentada por Juliene Carvalho.
Para falar aos presentes sobre o tema: “Porque comemorar a data de 20 de Novembro? Foi convidado o jornalista Ubaense, José Bruno Aparecido da Silva. Ele é graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - FAGOC (2009), com especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Faculdade Ubaense Ozanan Coelho (2004). Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - UNIVIÇOSA. Pós-graduação em Teoria do Direito, Dogmática Crítica e Hermenêutica pela Academia Brasileira de Direito Constitucional e mestrando em Direito (UFMG).
VENCEDORES DO CONCURSO DE REDAÇÃO
No contexto da celebração do Dia Municipal da Consciência Negra, a Superintendência Regional de Ensino de Ubá, em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade, realizaram o seu 8º Concurso de Redação, que tem a finalidade de estimular à escrita e aguçar o senso crítico dos alunos em relação ao tema: Por que comemorar a data de 20 de novembro”, dando a dimensão da importância ao debate sobre o combate ao preconceito e a discriminação racial em sala de aula e na sociedade.
Foi realizada a premiação das redações vencedoras do concurso, com entrega de certificados de participação aos três primeiros colocados dos ensinos Fundamental e Médio. Os estudantes classificados no concurso de redação foram: 1º lugar Ana Laura da Silva Caetano - 9º ano do Ensino Fundamental - E. E. Coronel João Ferreira de Andrade; 2º lugar Ana Maria De Brito Di Martino Lopes - 7º ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral - E. E. Doutor José Januário Carneiro; e 3º lugar Pablo Henrique Dias Crispino - 6º ano Verde - E. E. Professor Lívio de Castro Carneiro. E no Ensino Médio: em 1º lugar Ana Luísa Haber de Souza - 3º ano 2 do Ensino Médio - E. E. Padre Joãozinho; 2º lugar Mírian Vitória Faria de Souza - 1º ano do Ensino Médio - E. E. Coronel João Ferreira de Andrade; e 3º lugar Letícia Cruzato da Silva - 3º ano 1 do Ensino Médio - E. E. Doutor Levindo Coelho. As alunas Ana Laura da Silva Caetano e Ana Luísa Haber de Souza procederam à leitura de suas redações campeãs.O Prefeito Municipal de Ubá, Dr. Edson Teixeira Filho, parabenizou os agraciados pela homenagem e a realização da solenidade pelo Poder Legislativo.
E o presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras, em seu discurso enfatizou a importância de celebrar a data de 20 de Novembro. “É mais do que uma recordação do passado, é um momento para refletirmos sobre as desigualdades que ainda persistem em nossa sociedade. É um chamado à ação para todos nós, para que possamos trabalhar juntos na construção de um futuro mais justo e igualitário. Hoje, celebramos a rica herança cultural afro-brasileira, que se manifesta na música, na dança, na culinária, na religião e em tantas outras áreas que enriquecem nosso país. Comemorar esta data é também valorizar essas contribuições e reconhecer a importância de preservar e promover essa herança”, concluiu José Roberto.