Dezenove lideranças comunitárias são homenageadas em sessão solene da CMU

A Câmara Municipal de Ubá (CMU) em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac) realizou, em 19 de maio, a solenidade de entrega do diploma de Líder Comunitário de 2023. Esta sessão solene decorre da decisão dos vereadores, em conformidade com a Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e dando cumprimento ao que dispõe a Resolução nº 1 de 1999, de autoria dos vereadores à época Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos, aprovada por unanimidade.

Participaram do evento e compuseram a Mesa Diretora o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, vereador Edeir Pacheco da Costa, o vereador Célio Lopes dos Santos; o coordenador da Femac, Mário Ângelo Noé; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho e o presidente da Academia Ubaense de Letras, Carlos Roberto Sodré.

Dezenove pessoas foram homenageadas com o diploma de Líder Comunitário, são elas: Agnaldo Veiga Soares - Distrito da Miragaia; Alessandra Maria Marcos Vieira - Bairro Primavera; Cristiano José Moreira - Bairro São Sebastião; Daniel Rodrigues - Bairro Vila Casal; Denise Rodrigues - Bairro Santa Rosa; Eliana Aparecida Pereira Reis - Bairro Mateus Schetino; Erika Teixeira da Silva Zague - Povoado de Ubá Pequeno; Gabriel Pinto Rosa - Bairro São João; Helena Maria Castelli Bortot - Bairro Chiquito Gazolla; Irineu Gomes Neto - Bairro Centro; José Flávio Expedito - bairro Santa Alice; Laiana Barreto Procópio - Bairro Solar de Ubá; Lindaura de Paula Batista - Bairro  Santa Bernadete; Marco Antônio de Araújo - Bairro São Domingos; Maria de Lourdes Oliveira Monteiro - Bairro Meu Sonho; Maria Aparecida da Silva - Bairro Paulino Fernandes; Veridiana Aparecida Barroso Rodrigues – Emboque; Wanderlaine Pimenta - Distrito de Ubari; e Wilson Nogueira de Araújo - Bairro Fazendinha.

A líder comunitária do bairro Primavera, Alessandra Maria Marcos Vieira, justificou sua ausência em decorrência do falecimento de sua mãe, Maria da Conceição Padovani Marco Vieira.

O coordenador da Femac, Mário Angelo Noé, em seu discurso falou sobre a responsabilidade de ser um líder comunitário. “Não poderia deixar de lembrar a todos do maior líder que a humanidade conheceu, Jesus Cristo. Ele mesmo nos deu a lição da verdadeira liderança, o maior de todos devem ser aquele que serve. Ele mesmo disse que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos. Por tanto, liderar é servir e esse serviço se traduz em ações que devem nortear a nossa vida, porque o verdadeiro líder busca inspiração em outras lideranças, cria oportunidades para que outros possam liberar, cultivam um ambiente que favorece o crescimento do outro, lidera pelo exemplo, sabe delegar responsabilidades e respeita a individualidade de cada um. Porque o líder que não serve, não serve para ser líder, ele não deve se preocupar com a honra pessoal, mas estar atento às necessidades daqueles que estão ao seu redor”, declarou Mário Noé.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, falou sobre a formação do líder. “A pessoa não nasce predestinada a ser líder, ela se torna líder pelas suas ações. Um exemplo, quando você chega na escola, muitas vezes, observamos os estudantes que conseguem se destacar na sala de aula, representando os seus colegas, mais tarde, na juventude, sempre tem alguém que se destaca, isso é muito claro, a pessoa vai se formando. E por que algumas pessoas conseguem fazer isso? Nasceram para serem líderes? Não, o ambiente em que eles vivem, a forma com que eles lidam com a sociedade vai moldando cada um na sua trajetória. A liderança, pode estar lá no chão da fábrica, entre empresários, pode estar também na política, em cada local, sempre vai ter um líder. Um verdadeiro líder tem seguidores, pessoas que acreditam nele, isso é muito importante”, ressaltou o prefeito.

E o presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras enfatizou sobre o reconhecimento do trabalho dos líderes comunitários em prol do município de Ubá. “Hoje é um dia de muita alegria para nós, por meio dessa solenidade conhecemos o trabalho dos líderes comunitários, pessoas essas que dedicam suas vidas ao desenvolvimento de Ubá. Os líderes comunitários são pessoas que participam do processo de construção da nossa cidade. São o elo entre o cidadão comum com os poderes oficiais constituídos. São eles os primeiros ouvidores dos reclames da população e se soma ao poder público para auxiliar na construção de melhorias para as comunidades que representam”, disse.

Ainda conforme o presidente, pela essência do trabalho, os líderes comunitários normalmente estão abertos ao diálogo e são a sua maioria pessoas democráticas, humildes e centradas e sempre atualizadas com a realidade local. “As qualidades de um líder comunitário são a persistência, a paciência e seu acreditar nas pessoas. Como presidente da Câmara de Ubá, tenho a honra de reconhecer o trabalho destas lideranças comunitárias do nosso município,” concluiu José Roberto.