Covid em Ubá: Comissão de Saúde da Câmara busca informações sobre fluxo de testagem e atendimento de pacientes

A Comissão de Saúde (CS) da Câmara Municipal de Ubá (CMU), sob a presidência da vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal, reuniu-se remotamente, em 9 de abril, com a Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dulcinea Thinassi Perini, para esclarecimento de dúvidas acerca dos atendimentos aos pacientes com Covid na cidade.

Participaram também da reunião os vereadores Aline Moreira Silva Melo, José Maria Fernandes e José Roberto Reis Filgueiras. Da SMS, além da assessora técnica Dulcinea, estavam os seguintes profissionais que atuam na Unidade: Yanddra Antonucci (Coordenadora) e Raphael Vicente Ignacchiti de Andrade Pimentel (Assessor Técnico).

O funcionamento e fluxo da Unidade de Atendimento Municipal – Covid (Casa de Oração), foi a pauta inicial. Dulcinea informou que o local conta com boa estrutura para o acolhimento, realização de testes e eventual isolamento de pacientes com Coronavírus, que necessitem de consultas e internação clínica (na data da reunião, eram dois pacientes internados), além de acompanhamento integral (24 horas diárias) de enfermeira e técnica de enfermagem.

Sobre a testagem, Ubá hoje oferece três tipos de testes para Covid: o RT-PCR (considerado o “padrão-ouro” entre os exames diagnósticos, pela precisão e confiabilidade); o teste de antígeno, também coletado por swab nasal; e o sorológico. O primeiro (RT-PCR) é realizado apenas por laboratórios oficiais/credenciados. A assessora explicou que atualmente as amostras coletadas são enviadas para Juiz de Fora três vezes por semana e de lá para o Rio de Janeiro, e os resultados são recebidos em cerca de 3 a 4 dias.

Segundo Dulcinea, “este é o único tipo de exame aceito pelo Estado como indicador para fins de repasse de recursos aos hospitais em casos de internação (...) Os demais resultados obtidos por outros testes são considerados apenas como dados epidemiológicos”. Assim, “o município não pode abrir mão de realizar o RT-PCR, porque usar apenas os testes rápidos poderia ‘mascarar’ o quadro da pandemia em Ubá (...) Poderíamos até associar os dois tipos, mas não sei dizer no momento se seria viável”, pondera Dulcinea.

Já o teste de antígeno apresenta resultados rápidos (cerca de 15 minutos após a coleta) e também é disponibilizado pelo Município: 1600 unidades foram adquiridas ano passado e chegaram em janeiro; e mais 3000 foram comprados e já estão sendo usados para testagem na cidade. “Não tem faltado testes atualmente”, declarou.

O exame sorológico foi distribuído no início da pandemia pelo Ministério da Saúde, mas apesar da agilidade dos resultados (15 minutos pós coleta), este tipo de teste identifica, principalmente e apenas, a condição de imunidade ou não do paciente. Conforme a assessora, mais unidades desses testes foram adquiridos recentemente pela Prefeitura, para testagem dos trabalhadores da saúde, objetivando acompanhar a condição imunológica desses profissionais à Covid.

Sobre o protocolo dos atendimentos realizados em Ubá, foi explicado à Comissão que inicialmente é feita uma avaliação clínica pelo médico (no Posto de Saúde da região de residência do paciente ou mesmo na Casa de Oração – esta última mediante agendamento prévio). Nesta fase, que antecede o teste diagnóstico, os sintomas já começam a ser tratados pelo profissional, que solicita o tipo de exame com base no quadro/etapa da possível doença. Aí sim a pessoa com suspeita de infecção por Coronavírus é direcionada para realizar o teste indicado pelo médico, previamente marcado.

De acordo com Dulcinea, já existe na equipe a discussão em descentralizar o procedimento de testagem da Casa de Oração para pelo menos outros dois locais em pontos estratégicos na cidade. A ação ainda depende de aquisição de materiais e contratação de pessoal, para a qual já há processo seletivo em fase final. Antes disso, contou a assessora técnica, está previsto que a SMS vai disponibilizar profissional para dar apoio nos hospitais (Santa Isabel e São Vicente) na testagem imediata dos pacientes que lá chegarem.

Quanto aos leitos Covid existentes hoje em Ubá, foi informado o seguinte: “no Hospital Santa Isabel há 30 leitos de UTI e 25 leitos clínicos a mais; na Casa de Saúde São Januário e Hospital São Vicente temos 20 leitos clínicos a mais em cada; além da Casa de Oração”, disse Dulcinea.

Como orientação à população, os técnicos da SMS enfatizaram que a pessoa com suspeita de Covid deve primeiro procurar o Posto de Saúde do bairro, onde será avaliado pelo médico e medicado conforme o caso e necessidade, bem como será agendado o melhor teste indicado, a ser realizado na Casa de Oração. Após testagem positiva, haverá monitoramento do paciente por parte da SMS. Agravando-se o quadro e havendo necessidade de atendimento hospitalar, ele deve se dirigir à área de “Síndrome Respiratória” do Hospital São Vicente. Já o Hospital Santa Isabel deve ser procurado apenas em casos mais graves, para não sobrecarregar a unidade.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU