COVID-19: Ubá permanece na Onda Verde pelo Minas Consciente

A Prefeitura divulgou em boletim no dia 17 de junho que o município de Ubá e os demais da microrregião permanecem inseridos na macrorregião Sudeste sob a análise do Plano Minas Consciente. Dessa forma, todos continuam classificados na Onda Verde.

Em entrevista coletiva em 19 de junho, o prefeito Edson Teixeira Filho informou ter se reunido novamente com o Secretário de Estado da Saúde e outros prefeitos da região, por videoconferência, no dia 18. Na oportunidade, segundo o prefeito, o Secretário demonstrou preocupação com o recente aumento considerável dos casos de Covid-19 em Minas Gerais, bem como dos óbitos decorrentes da doença. “O Coronavírus já atinge mais de 70% do nosso Estado, e o mesmo acontece em Ubá, onde o avanço da Covid acompanha a proporção estadual, e os casos estão espalhados por toda a cidade”, declarou Edson.

Em 10 de junho havia sido divulgada pela Prefeitura a possibilidade de mudança nos critérios de análise do plano Minas Consciente, substituindo a unidade de avaliação da macrorregião Sudeste para a microrregião de Ubá. Assim, poderíamos migrar da onda verde para a onda branca. No entanto, de acordo com o prefeito Edson, o Governo do Estado recuou neste sentido, mantendo a classificação na onda verde, com a permissão de funcionamento das atividades consideradas essenciais, e elencadas no último decreto municipal, publicado no dia 10.

Questionado sobre a autorização de funcionamento de bares e restaurantes, mantendo-se proibida a abertura de academias e igrejas, o prefeito explicou que o critério usado obedece ao que prevê o Minas Consciente para a Onda Verde e que não há previsão de quando mudaremos de onda e novas atividades sejam permitidas. Contudo, enfatizou Edson, os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir as medidas preventivas obrigatórias, que constam em decreto, não podendo, no caso dos bares e restaurantes, por exemplo, haver entretenimento ou aglomerações.

“Restaurantes e bares estão entre as atividades liberadas com a finalidade de fornecer principalmente alimentos preparados e não para diversão. As pessoas deveriam se cuidar melhor e ter consciência de que não é momento de sair de casa para se aglomerar em bares. E infelizmente não é isso que está acontecendo, o que tende a levar ao aumento de casos de Covid em Ubá e fazer com que a Prefeitura precise tomar atitudes mais severas”, lamentou o prefeito. Segundo ele, a Prefeitura vai fiscalizar esses estabelecimentos e, caso seja necessário, as permissões de funcionamento podem retroceder a qualquer momento.

Sobre a possibilidade de lockdown, Edson informou que a situação atual não indica ou prevê que possa haver a necessidade de isolamento total. Porém, a cada 14 dias haverá nova avaliação do decreto vigente e qualquer medida vai depender do comportamento da população, do número de casos e da capacidade de atendimento do sistema de saúde.