CMU realiza entrega da premiação do Concurso de Redação com o tema: “Jovem e o mundo do trabalho”

A Câmara Municipal de Ubá realizou em 12 de julho de 2023, a cerimônia de entrega da premiação do Concurso de Redação com o tema “jovem e o mundo do trabalho”, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Associação Comercial e Industrial de Ubá, representada pelas empresas Nucletech e Nuclemig, Sicoob Coopemata e a Escola de Inglês Done English.

Foram totalizados 263 alunos inscritos no concurso de redação, de todas as escolas públicas da cidade, 108 redações entregues e avaliadas por uma comissão julgadora que concluiu a análise das redações, sendo os resultados devidamente elencados em duas categorias, Ensino Fundamental II e Ensino Médio/EJA.

Compuseram a mesa representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, Vereador José Roberto Reis Filgueiras, os vereadores Célio Lopes dos Santos, José Carlos Reis Pereira e José Maria Fernandes. E os convidados, a superintendente Regional de Ensino em Ubá, Josiane Almeida Segheto; o secretário Municipal de Educação, Samuel Gazolla Lima; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Izabel Vieira Guimarães; o proprietário da Done English, Rafael Geraldo Vieira, a gerente de relacionamento do Sicoob Coopemata, Lazara Meirelles Pinto; o diretor Geral do Nucletech e Nuclemig, Marcos Aurélio Lázaro de Moura; a diretora Administrativa do Nucletech e Nuclemig, Sônia Maria Lázaro de Moura. Após a execução do Hino Nacional foram entregues as premiações.

Na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental em 1º Lugar: Phelipe Pinheiro Kapich de Paulo, de 12 anos, do 6º ano - Escola Estadual Cesário Alvim. Em 2º lugar: Lavínia Ribeiro Bento de 13 anos, do 8º ano - Escola Estadual Professor Lívio de Castro Carneiro. E em 3º lugar: Alexandre Arruda da Silva de 14 anos, do 9º ano - Escola Estadual Coronel João Ferreira de Andrade. E na categoria Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA): Em 1º lugar: Vitória Raysa Paes da Conceição de 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Eunice Weaver. Em 2º lugar: Fabiana dos Santos Emiliano, de 30 anos, do Ensino Médio do Cesec Professor José Carneiro de Castro, e em 3º lugar: Vitória Laura Reis Ferreira de 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Doutor Levindo Coelho. Os seis estudantes premiados agraciaram os presentes com as leituras de suas redações.

Os 1º lugares de cada categoria ganharam uma bolsa de estudos integral durante um ano na escola DONE de inglês. Os 2º lugares de cada categoria ganharam um curso de formação de informática essencial no Nucletech/Nuclemig. E os 3º lugares de cada categoria ganharam um Kit contendo mochila, caderno, agenda, canetas e garrafa hidratação.

E o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, falou, em seu discurso, sobre a importância da realização do concurso de redação, principalmente no incentivo ao pensamento crítico entre os jovens. “Gostaria de parabenizar a todos os estudantes que se empenharam em expressar suas ideias, visões e anseios por meio das redações submetidas a este concurso. Vocês são verdadeiros agentes de mudança, capazes de enriquecer nosso debate público e construir um futuro promissor para nossa cidade. Sabemos que o processo de redação é uma tarefa desafiadora, que exige habilidades de comunicação, análise e argumentação. Cada um de vocês demonstrou dedicação, criatividade e esforço ao compartilhar suas perspectivas sobre o tema proposto”, destacou.

José Roberto também agradeceu aos educadores, pais e responsáveis, pelo incentivo e apoio aos jovens participantes. “Acreditamos na educação como um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade justa e próspera. Por meio desta iniciativa, buscamos fomentar a reflexão, estimular o pensamento crítico e incentivar o engajamento cívico entre nossos estudantes. Agradeço a todos os envolvidos na organização deste concurso, bem como aos parceiros que tornaram possível essa celebração do talento e do conhecimento. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante para nossa querida cidade”, concluiu José Roberto.