CMU participa de live da ALMG sobre “O papel das Escolas do Legislativo na democracia contemporânea”

A Câmara Municipal de Ubá, por meio da Escola do Legislativo, participou na última quarta-feira (20) da primeira live promovida pela Escola do Legislativo (EL) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Com o tema “O papel das Escolas do Legislativo na democracia contemporânea”, a palestra virtual foi conduzida pela gerente-geral da EL da ALMG, Ruth Schmitz, e pelo consultor e professor da Escola, José Alcione Bernardes Júnior.

Participaram câmaras municipais mineiras e de outros estados, que possuem Escola do Legislativo ou que realizam iniciativas de educação legislativa.

O objetivo do encontro foi compartilhar saberes, experiências e boas práticas, além de fortalecer a construção da Rede Mineira de Escolas do Legislativo. A palestra buscou ainda estimular uma educação legislativa que desempenhe um importante papel no contexto democrático, sobretudo em tempos de pandemia. A conversa ao vivo foi transmitida no canal da EL no YouTube e contou com a interação do público por meio de mensagens encaminhadas via chat.

Segundo a gerente-geral da EL da ALMG, Ruth Schmitz, tem sido um desafio retomar as atividades interrompidas e articular formas de manter a interação sem o contato físico, mas a internet é a ferramenta essencial para atender a essa realidade atual.

Os palestrantes destacaram que cada Escola do Legislativo tem a sua vocação própria, dependendo das características do município e da estrutura que possui. Contudo, o intuito é unânime: aumentar a eficiência do Poder Legislativo, mediante a capacitação de servidores, de agentes políticos, e também da comunidade, construindo conhecimentos coletivamente e incentivando a participação política.

Servidores capacitados estarão mais aptos a orientar e a contribuir com os trabalhos das Câmaras Municipais e dos parlamentares. Um Poder Legislativo bem estruturado tecnicamente tem mais condições de cumprir suas funções de legislar, fiscalizar e assessorar o Executivo. Por consequência, participar da construção de políticas públicas para melhorar as condições de vida dos cidadãos.