CMU inicia obras de reforma e ampliação de sua sede

Visando reparar danos e melhorar suas instalações, a Câmara Municipal de Ubá (CMU) iniciou nesta semana, as obras de ampliação e reforma do Edifício Vereador Oswaldo Salgado Guimarães. A empresa vencedora do processo licitatório nº 72/2019, concorrência 02/2019, é a Concreta Incorporações Ltda e o valor da obra é R$193.452,95.

Os serviços serão executados nas áreas interna e externa do Edifício Sede do Poder Legislativo Ubaense, havendo, ainda, a ampliação do mesmo em duas salas, uma no pavimento térreo e outra no segundo andar. A estrutura do telhado é de madeira e telhas de amianto que estão rachadas causando infiltração na laje, além disso as calhas não possuem vazão suficiente para o tamanho do telhado, o que causa vazamento na laje. O telhado será completamente renovado e serão colocadas estrutura metálica, telhas galvanizadas e calhas maiores. O piso do segundo pavimento, que se encontra danificado, será trocado pois pode provocar acidentes aos visitantes. Os banheiros serão reformados e adaptados para atender à Lei de Acessibilidade, anseio antigo dos vereadores e da população. Também será reformado o portão da garagem onde a parede de sustentação encontra-se rachada com risco de desmoronamento e o prédio receberá nova pintura.

Entenda

No relatório emitido em 26 de dezembro de 2017, à direção da Casa Legislativa, pelo coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Gilger Eduardo de Menezes, foram detectadas rachaduras e trincas, na sede da Câmara e em mais dois imóveis vizinhos. A engenheira civil Sônia Maria Jacob Rodrigues também realizou esta vistoria e elaborou um parecer.

Gilger afirma no relatório, que quanto ao potencial de risco, ficam os imóveis caracterizados com o potencial de colapso de algumas estruturas de alvenaria e caso as medidas não sejam implementadas e se forem constatadas a evolução de anomalias, o risco poderá eleva-se ao grau iminente, o que justifica a realização desta obra.