Castramóvel retoma atendimentos e prioridade é para animais abandonados ou de famílias carentes

A Unidade Básica de Saúde Animal - Castramóvel, iniciativa da vereadora Jane Lacerda Pinto, presidente da Comissão de Proteção dos Animais (CPA) da Câmara Municipal de Ubá, está de volta às suas atividades e, desde o dia 4 deste mês, atendendo os moradores do bairro Cohab e adjacências.

A expectativa é a de que aproximadamente 150 animais sejam castrados durante o tempo em que o Castramóvel estará na localidade. A prioridade de atendimento é para animais (cães e gatos) abandonados – principalmente as fêmeas no cio - ou que estejam sob a guarda de pessoas comprovadamente carentes. Nestes casos os serviços são gratuitos.

Castramóvel Cohab

Durante a abertura dos trabalhos, a vereadora Jane destacou a necessidade deste serviço para toda a cidade: “através da castração estamos colaborando para o controle populacional dos animais, principalmente daqueles que são abandonados nas ruas da cidade. Quanto mais animais nesta situação, maiores serão os riscos de acidentes, transmissão de doenças, ataques, entre outros”. A vereadora enfatizou ainda que a castração animal é um serviço de Saúde Pública e de cuidado com o próprio animal.

Castramóvel Cohab

Quem também esteve presente na inauguração do Castramóvel no bairro Cohab, foi o deputado estadual e incentivador do projeto, Dirceu dos Santos Ribeiro. O deputado manifestou seu apoio à causa: “nós acreditamos no projeto do Castramóvel desde o início, pois entendemos que se tratava de um trabalho sério, estruturado e que ajudaria, não só as pessoas mais carentes que não podem castrar seus animais, como, também, a toda cidade”.

O Castramóvel

A Unidade Básica de Saúde – Castramóvel foi totalmente adaptada em um container tipo reefer e conta com salas de recepção, preparo de pacientes, cirurgia, antissepsia, esterilização de materiais e pós-operatório. Todos os setores foram dimensionados e alocados a fim de se proporcionar um ótimo ambiente de trabalho, levando-se em conta aspectos de higiene, assepsia, bem-estar humano e animal.

Os interessados devem se dirigir ao local e fazer um cadastramento prévio dos animais que serão castrados. Novos cadastramentos serão realizados entre os dias 20 e 22 de setembro, no horário de 7h as 13h, no próprio Castramóvel (Avenida Senador Levindo Coelho, no bairro Cohab, em frente ao Restaurante Coruja).

Doação

Castramóvel Cohab

Além do Castramóvel, a comunidade também presenciou um momento muito importante para a causa animal em Ubá. A vereadora Jane Lacerda Pinto fez a doação de um veículo à Sociedade Ubaense de Proteção aos Animais (SUPA) e que servirá para os serviços de transporte e resgate de animais. “Com esse veículo, a SUPA terá melhores condições e maior mobilidade para realizar suas ações de resgate de animais. Para mim, poder fazer essa doação é um motivo de grande alegria e realização”, finalizou a vereadora que também já foi presidente da SUPA.

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU