Câmara Municipal e Associação Solano Trindade celebram juntas “Dia Municipal da Consciência Racial”

O evento marca um importante momento de reflexão e difusão dos movimentos sociais e culturais populares, principalmente os vinculados aos trabalhos da conscientização racial.

Em atendimento à Lei Municipal n° 2.736, de 1997, que institui o dia 20 de novembro como o “Dia Municipal da Consciência Racial”, o Legislativo Ubaense e a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade (AST) realizam, no dia 17 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h30, na Câmara Municipal de Ubá, uma sessão solene-cultural para celebrar a data.

O evento marca um importante momento de reflexão e difusão dos movimentos sociais e culturais populares, principalmente os vinculados aos trabalhos da conscientização racial, bem como simboliza a luta dos movimentos negros na busca pelo direito à cidadania plena.

Homenagens

Durante a solenidade, serão homenageadas três personalidades ubaenses reconhecidas pelos relevantes serviços prestados à comunidade negra de Ubá. São elas:

- Ângela Teixeira de Paula: Vice-coordenadora da AST e ex-presidente da Federação de Moradores das Associações Comunitárias dos Bairros, Distritos e Zona Rural de Ubá/MG (FEMAC).

- José Roberto Reis Filgueiras: Vereador que em 2011 apresentou o Requerimento solicitando o cumprimento da Lei Municipal 2.736 de 1997, para a devida realização da solenidade comemorativa.

- Marli Albino da Costa: 1ª secretária, dançante Corta-Vento, instrumentista e orientadora infantil da Guarda de Congados Nossa Senhora do Rosário.

Palestra

A Sessão Solene contará ainda com a palestra “Ações Afirmativas e Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo” que será ministrada pela doutora e mestre em Educação, Carolina dos Santos Bezerra Perez, que é também pesquisadora sobre o jongo, batuques de terreiro, comunidades quilombolas, relações étnico-raciais e religiosidades afro-brasileiras.

Concurso de Redação

Outro ponto alto da solenidade será a entrega da premiação aos vencedores do 3º Concurso de Redação, promovido pela parceria entre a Superintendência Regional de Ensino de Ubá e a Associação Solano Trindade.

Estudantes das escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio Regular do município de Ubá foram estimulados, dentro do contexto da Celebração do Dia Municipal da Consciência Racial, a escrever sobre o tema “Igualdade Racial nos Espaços de Decisão”.

As etapas do concurso foram realizadas entre os dias 16 de outubro e 10 de novembro, e as três redações vencedoras serão conhecidas no dia do evento.

Valorização da cultura Afro

Além destas ações, o público poderá conferir a Mostra Fotográfica produzida pelos alunos da UEMG/Campus Ubá, bem como com uma Exposição de Arte preparada pelos alunos da Oficina de Pintura da AST.

Haverá também apresentações da Banda 22 de Maio, do Coral da Secretaria Municipal de Cultura, dos alunos da Oficina de Flauta da Associação Solano Trindade, do Grupo de Capoeira Garra Mineira e da Guarda de Congados Nossa Senhora do Rosário.

Sobre a Lei Municipal

A Lei Municipal que instituiu o Dia Municipal da Consciência Racial originou-se do Projeto de Lei nº 37, de 1997, de autoria do vereador à época Fernando Antônio Fagundes Reis, juntamente com o vereador Paulo César Raymundo, sancionado pelo então Prefeito Narciso Paulo Michelli.

Atenção! Neste ano o evento terá transmissão ao vivo pela internet na página da Câmara Municipal de Ubá no Facebook. Basta acessar: facebook.com/CamaraMunicipalDeUba.

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU