Câmara Municipal de Ubá completa hoje 167 anos

A Câmara Municipal de Ubá celebra, hoje, 167 anos de instalação, ocorrida em 12 de maio de 1854. Àquela época, o município ainda não existia. O que havia por aqui era apenas a Villa de São Januário de Ubá, antes denominada Arraial. A emancipação política veio quase três anos depois da inauguração da Câmara, em 3 de julho de 1957.

De sua instalação até hoje esta Casa teve 58 presidentes, sendo o primeiro o Ten. Cel. Francisco de Assis Ataíde, passando por nomes como Cel. Carlos Brandão, Dr. Levindo Eduardo Coelho, Carlos Peixoto Filho e, mais recentemente, Luiz Bigonha Gazolla, Claudio Ponciano, Samuel Gazolla Lima, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, Jorge Custodio Gervasio, até o atual presidente, vereador José Roberto Reis Filgueiras – isto para citar apenas alguns dos importantes nomes que deixaram aqui a sua marca. Centenas de vereadores também atuaram com afinco nesses 167 anos.

Os vereadores que compõem O Poder Legislativo, são responsáveis, entre outras funções, pela edição, discussão e votação de leis para a municipalidade, pela fiscalização das ações tomadas pelo Poder Executivo, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Cada vereador cumpre um mandato de quatro anos. Devem respeitar a Lei Orgânica (a Lei Maior do Município), a Constituição Federal e o interesse público. A Os atuais membros da Câmara de Ubá foram eleitos em outubro de 2020, para a Legislatura de 2021 a 2024. Nossos vereadores hoje são:

Aparecida Sônia Ferreira Vidal;

Alexandre de Barros Mendes (2º secretário);

Aline Moreira Silva Melo (1ª secretária);

Célio Lopes dos Santos;

Edeir Pacheco da Costa (1º vice-presidente);

Gilson Fazolla Filgueiras (2º vice-presidente);

Jane Cristina Lacerda Pinto;

José Carlos Reis Pereira;

José Damato Neto;

José Maria Fernandes;

José Roberto Reis Filgueiras (Presidente)

Parabéns à Câmara, seus vereadores e servidores, pelos 167 anos de trabalho e dedicação à população ubaense.