Poderes Municipais entregam Comenda Ary Barroso em solenidade na Câmara

Os Poderes Executivo e Legislativo de Ubá homenagearam com a Comenda Ary Barroso dezesseis pessoas que se tornaram merecedoras do respeito, da gratidão e do aplauso do povo ubaense. A solenidade de entrega das comendas foi realizada em 26 de novembro e reuniu diversas autoridades civis e militares, amigos e familiares dos homenageados.
Integraram a mesa diretora da sessão: o presidente da Câmara Municipal de Ubá (CMU), vereador José Roberto Reis Filgueiras; o vice-presidente da Casa, vereador Edeir Pacheco da Costa; a secretária da CMU, vereadora Aline Moreira Silva Melo; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho; a juíza de Direito e diretora do Foro de Ubá, Dra. Cristiane Mello Coelho Gasparoni; o delegado Regional da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ubá, Dr. Diego Candian Alves; o capitão PM Ruanlemberg Ferreira Marques, representando o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel PM Jovânio Campos Miranda; e a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Ubá, Rosângela Maria Alfenas de Andrade.

Além deles, estiveram presentes os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, José Carlos Reis Pereira, José Damato Neto e José Maria Fernandes.

O evento contou, ainda, com a apresentação do Hino Nacional cantado pela homenageada Marta Martins Luzia da Cunha, acompanhada ao saxofone pelo maestro Wantuil Alexandre e ao teclado pela musicista Tatiane Alexandre. E a execução do Hino do Município e da Aquarela do Brasil, de autoria do ubaense Ary Barroso, ficaram a cargo do maestro Wantuil e da musicista Tatiane.

Comenda Ary Barroso
A Comenda, criada pela Lei Municipal n° 2.422, de 28 de maio de 1993, tem a finalidade de homenagear pessoas que se destacaram em diversos setores da sociedade ubaense, bem como de incitar na memória da comunidade a importância de Ary Barroso, um dos filhos mais ilustres da cidade e que, por meio de suas obras, levou o nome de Ubá aos quatro cantos do mundo.

Neste ano de 2021, foram agraciadas dezesseis pessoas, cinco delas indicadas no ano anterior, mas a solenidade não ocorreu em 2020, devido à pandemia da Covid-19. Os homenageados foram: Dra. Andréa Assante Honorato; Denise Francisco Cristiano Cruz; Gerson Pinheiro Costa Filho; Gilberto Teixeira Pereira Coelho; Guttemberg Souza Filho; Haroldo Magalhães de Almeida; João da Silva Gato; José Carlos Gomes Teixeira; Lúcia Eli Rocha Felício; Marcelino Vieira Tonieto; Marcelo Bigonha Bovareto; Doutor Marcelo Fernandes; Marilene de Fátima Arruda Alves; Marta Martins Luzia da Cunha; Norma Costa Fernandes e Sebastião Ferrari Noé.
Por todo trabalho e devoção à cidade, os nomes dos agora comendadores, foram indicados pelos vereadores da Câmara Municipal de Ubá e aprovados por unanimidade, tendo sido referendados pelo prefeito de Ubá que sancionou as Leis outorgando os títulos.

O homenageado Marcelino Vieira Tonieto se pronunciou em nome de todos os agraciados. “Quero agradecer aos vereadores e ao prefeito pela homenagem e dizer que me sinto muito feliz em falar em nome de todos os que hoje recebem a honraria. Sou da área da Enfermagem e dedico a minha Comenda aos profissionais da saúde que estiveram à frente na luta contra o coronavírus: foram muitas as fases vividas no hospital, alguns faleceram e muitos sobreviveram, e como eu sempre dizia aos pacientes: a gente tem que ter esperança e é nossa função levar a eles palavras de carinho. Estou muito feliz de receber esta homenagem”, declarou, emocionado.

O Prefeito Municipal de Ubá cumprimentou a todos e destacou: “Quero parabenizar a todos vocês que fizeram por merecer esta comenda da Câmara de Vereadores, que a gente assina com muito orgulho em poder homenagear pessoas que trabalham por nosso município. Deixo meu agradecimento a vocês, por nos permitirem fazer esta homenagem e levar a lembrança do nosso ídolo maior que é o Ary Barroso”, pontuou.

O presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, falou sobre a importância do evento. “Num universo de mais de cem mil habitantes, esta Casa escolheu dezesseis pessoas para homenagear este ano, o que os torna muito especiais: foram escolhidos para integrar e enaltecer a galeria dos comendadores ubaenses, por se destacarem e ajudarem a engrandecer a sociedade ubaense, em vosso ofício profissional ou vosso trabalho social. A honraria hoje lhes outorgada traz estampada a figura e o nome do mais destacado ubaense de todos os tempos: o compositor Ary Barroso, cujo legado cultural o faz conhecido e admirado em todo o mundo. Esta homenagem, traduz, em suma, duas coisas: a primeira, que vocês se destacam e são exemplo em nossa cidade, cada qual em vosso segmento. A segunda, que a comunidade aqui representada reconhece, aplaude e agradece essa vossa atuação. Muito obrigado pelo muito que já fizeram, pelo que fazem e pelo muito que ainda estão vocacionados a fazer”, concluiu.