Câmara cria homenagem para atuantes no combate à Covid

Por iniciativa do Legislativo, Ubá vai instituir o “Diploma de Reconhecimento e Gratidão aos trabalhadores envolvidos em atividades essenciais durante a decretação da Pandemia da Covid-19”. O Projeto de Lei nº 02/2021 é de autoria parlamentar e foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em 15 de fevereiro.

Conforme o texto, serão agraciados com o diploma os trabalhadores que contribuam nas ações de enfrentamento da doença, a exemplo dos profissionais da área de saúde. E, ainda, os que atuem nas atividades de suporte e apoio necessários aos munícipes durante as restrições sanitárias e de isolamento ou distanciamento social, compreendendo os trabalhadores de transportes públicos, segurança pública, coleta de lixo, supermercados, drogarias e farmácias, frentistas, entregadores de mercadorias, alimentos e medicamentos, entre tantos outros.

A indicação dos agraciados será feita pelos vereadores, por meio de projeto de lei, que passará por votação única. Cada vereador poderá atribuir até dois diplomas, anualmente.  A homenagem consistirá na entrega de diploma pelo vereador concedente, realizada em reunião extraordinária do Legislativo, no mês de abril.

“Abril foi escolhido por ser o mês no qual se registrou o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município de Ubá”, justifica a vereadora Aline Moreira Silva Melo, propositora do PL 02/2021.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU