Agenda Ambiental e Sustentável será prioridade em nova Legislatura

Com o objetivo de incentivar a sustentabilidade na gestão pública, a Câmara Municipal de Ubá (CMU), inicia o processo de renovação da adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecida como A3P.

O projeto e os documentos necessários foram enviados ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para análise, nesta quinta-feira (21), mas a Câmara manifestou o interesse na reimplantação da Agenda por meio de contato com o Ministério no dia 13 de janeiro deste ano. A Escola do Legislativo da CMU será responsável por gerir o programa no Legislativo Ubaense.

A renovação da adesão ao programa demonstra a preocupação da Câmara em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

“Com pequenas ações podemos fazer a diferença e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esperamos que todos se mobilizem nesta causa tão necessária nos dias atuais e levem os hábitos sustentáveis adiante, para toda a comunidade”, explicou o presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras.

O que é a A3P:

Esta é uma ação voluntária, proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

A proposta da A3P é criar uma cultura de responsabilidade socioambiental na administração pública e, para tanto, estrutura-se em seis Eixos Temáticos prioritários fundamentados pela política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos.

A Câmara Municipal de Ubá (CMU) foi a pioneira em receber o selo da Agenda A3P, em 26 de novembro de 2015, sendo a primeira Casa Legislativa do Estado de Minas Gerais a aderir ao programa.