Acompanhe o cenário atual da Covid-19 em Ubá

Em entrevista coletiva realizada no dia 22 de julho, a Prefeitura de Ubá apresentou dados sobre o panorama da Covid-19 na cidade. Para o prefeito Edson Teixeira Filho, o crescimento do número de casos da doença é realmente preocupante, mas era o esperado, conforme alerta feito pelo Governo de Minas, de que o pico no Estado aconteceria mesmo nesta época. Daí então a tendência seria a quantidade estabilizar e começar a decrescer.

Foram apresentados dados disponibilizados pelo Instituto Federal Sudeste, considerando a evolução da Covid-19 nas cidades pertencentes a macrorregião de Juiz de Fora, da qual fazemos parte. Segundo este estudo, entre os municípios com mais de 40 mil habitantes, Ubá e Cataguases têm o menor número de casos para cada 10 mil habitantes. Minas Gerais tem 45 casos da doença para cada 10 mil habitantes; o índice nacional é de 103/10000 hab.; e em Ubá, está em 25 /10000 hab.

Contudo, alertou o prefeito, o número de casos ainda tende a aumentar e este processo pode ser rápido. Assim, é preciso que a população seja consciente e mantenha ações de distanciamento social, higiene e assepsia das mãos, bem como o uso obrigatório de máscaras.

“O combate à Covid não depende das autoridades, depende de toda a sociedade. A Prefeitura continua fiscalizando o cumprimento das medidas de prevenção, mas não vamos vencer a doença pressionando ou oprimindo a população. Cada um sabe os riscos que corre e precisa ter consciência da necessidade de se prevenir”, destacou Edson.

Quanto à preparação da cidade para o eventual pico de contaminação por Coronavírus, a secretária de Saúde Dulcinéia Thinassi informou que “nos últimos 15 dias Ubá ampliou o número de respiradores disponíveis e a capacidade de atendimento em UTI’s – temos hoje 30 novos leitos destinados a pacientes de Covid, estando 12 ocupados”, disse. A secretária também declarou que a “Casa de Oração” está em funcionamento e devidamente equipada para a finalidade proposta, conforme pensado desde março pelo Município.