"Abril Azul" na Câmara de Ubá

Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído em 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre este transtorno, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Em abril, a fachada do prédio da Câmara Municipal de Ubá (CMU) estará iluminada na cor azul, como já é feito desde 2017, numa ação cidadã e inclusiva pelos Autistas e suas famílias, solicitada pela Associação Ubaense de Famílias e Amigos dos Autistas – AUFA.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, vários pontos turísticos (como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ou a Ponte Estaiada, em São Paulo) e prédios públicos (como o Senado Federal) são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo (pela maior incidência sobre o sexo masculino). Ações semelhantes são realizadas em todo o mundo, acompanhadas de outros eventos.

O autismo é um complexo transtorno que afeta três importantes áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Ainda não se tem certeza das causas, nem das possibilidades de reversão. O único consenso mundial são os tratamentos que, o quanto antes forem iniciados, aumentam as chances de uma maior qualidade de vida.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do grupo dos Transtornos Globais de Desenvolvimento e afeta 1 a cada 59 pessoas, conforme última pesquisa oficial divulgada em 2016, nos Estados Unidos, baseada em estimativas de 2014.

No Brasil, o número de autistas ainda é incerto, mas estima-se que ultrapasse 2 milhões de pessoas. Para sanar esta deficiência estatística, em 2019 a Lei Federal nº 13.861/2019 determinou a inclusão de dados com informações sobre pessoas com TEA nos Censos dos próximos anos, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O objetivo é direcionar as políticas públicas e os recursos de forma correta aplicando-os em prol dos autistas.

Além disso, desde 2012 a Lei Federal nº 12.764, também conhecida como “Lei Berenice Piana”, equiparou em direitos os autistas aos demais deficientes, além de outros benefícios.

O Legislativo Ubaense abraça esta causa para que haja mais informação, mais pesquisas, mais precocidade nos diagnósticos, mais tratamentos, mais respeito e menos preconceito.

Semana do Autismo na Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo da CMU também realiza nesta semana ação de conscientização sobre o Autismo, compartilhando em suas redes sociais uma série de vídeos informativos sobre o TEA. Ao abordar o tema, nosso objetivo é educativo e conscientizador, de orientação, visando promover a inclusão social dos Autistas, bem como levar informação às suas famílias e à comunidade onde estão inseridos.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU