Notícias
Solenidade do Dia Municipal da Consciência Negra será realizada no próximo dia 22 de novembro
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade convidam Vossa Senhoria e família para a sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Negra.
Dia: 22 de novembro de 2024
Horário: 18h30 – Boas-vindas com o Grupo Oeste 7
19h: Sessão Solene
Local: Câmara Municipal de Ubá
Rua Santa Cruz, 301, Centro.
Apresentação da música: “Amarelo, azul e branco” com o Grupo Arte Musical Walt
Homenageados:
André Luís da Silva Gomes - Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do São Domingos e Conselho de Ética da 30ª Subseção da OAB de Ubá-MG.
Eduardo Duarte da Silva - Abadá Capoeira
Eva da Penha Pedro da Costa - Sociedade Ubaense de Congados Nossa Senhora do Rosário
Janderson Perpétuo - Diretor da E.E. Dr. Levindo Coelho
Maria Helena Queiroz de Almeida - Associação Cultural de Combate à Discriminação Racial Solano Trindade-AST.
Apresentação da peça Quilombola pelo Grupo de Teatro Valad'arts
Palestra: Por que comemorar a data de 20 de Novembro?
Palestrante: José Bruno Aparecido da Silva
Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - FAGOC (2009), com especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Faculdade Ubaense Ozanan Coelho (2004). Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa - UNIVIÇOSA. Pós-graduação em Teoria do Direito, Dogmática Crítica e Hermenêutica pela Academia Brasileira de Direito Constitucional e mestrando em Direito (UFMG).
REDAÇÃO:
Leitura das redações com o tema: “Por que comemorar a data de 20 de Novembro?, concurso desenvolvido pela Superintendência Regional de Ensino em parceria com as escolas estaduais de Ubá.
Vereadores aprovam Projeto de lei que versa sobre a complementação do piso de enfermagem
Os vereadores aprovaram por unanimidade, em reunião extraordinária, dia 10 de outubro, o projeto de Lei que “autoriza a abertura de crédito adicional especial, no orçamento municipal de 2024, até o limite de R$ 82.236,94 (oitenta e dois mil, duzentos e trinta e seis mil e noventa e quatro centavos), recursos provenientes da União, destinado a estabelecimento contratualizado com o SUS, para complementação do piso de enfermagem, em cumprimento a Lei Federal n° 14.434/2022, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e dá outras providências”.
Consta na justificativa do Executivo que o Projeto de Lei é uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e se destina a permitir a inclusão, no orçamento municipal vigente, de crédito adicional decorrente de repasse da Lei Federal n° 14.434, de 04 de agosto de 2022, para complementação do piso de enfermagem, dos profissionais em atuação junto ao Serviço Ubaense de Nefrologia (SUN). Para fins do disposto na Lei Municipal n° 5.082/2023, o executivo encaminhou em anexo ao projeto, o TCA n° 156/24, contendo dados sobre origem e destino dos recursos e planilha com a discriminação das fichas orçamentárias a serem criadas.
O Executivo justificou ainda que por se tratar de medida indispensável a utilização de recursos a serem repassados a trabalhadores da enfermagem em atuação no SUN, solicitando a apreciação do projeto em regime de urgência, nos termos do art. 83 da Lei Orgânica Ubaense.
O projeto foi sancionado pelo Executivo tornando-se lei nº 5.247/2024 de 10 de outubro de 2024, entrando em vigor nesta data.
Onze pessoas recebem os títulos de Personalidades Ubaenses do Ano
O Poder Legislativo realizou em 25 de outubro de 2024, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a sessão solene de entrega do Título de Personalidade Ubaense do Ano. Onze pessoas receberam os títulos pelos relevantes serviços prestados ao povo de Ubá.
As honrarias estão previstas no artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá. As indicações dos títulos honoríficos são decretos legislativos. A solenidade reuniu diversas autoridades civis e militares, amigos e familiares dos homenageados.
Integraram a mesa diretora da sessão: o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras; o vice-presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador Edeir Pacheco da Costa; a segunda secretária da Câmara Municipal de Ubá, a vereadora Aline Moreira Silva Melo; o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o vice-prefeito de Ubá, Dr. Antônio Carlos Jacob; o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, capitão BM Carlos Eduardo Guilarducci Fonseca; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Silber da Silva Silveira. Além deles, compuseram a mesa, os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Célio Lopes dos Santos; Gilson Fazolla Filgueiras; José Carlos Reis Pereira; José Damato Neto e José Maria Fernandes.
Os homenageados com os títulos de personalidades ubaenses do ano foram: Dr. Angelo Atalla; Antonio Queiroz Júnior; Dr. Fernando Luiz Fortuci Lopes; Izabel Cristina Vieira Guimarães; Joana D’Arc da Silva Perin; Dr. Luís Carlos Vieira de Almeida Júnior; Marcos Paulo Barletta Schiavon; Margarida Maria Del Puppo Alves; Maria das Dores Lourenço Pedro Lopes; Maria das Graças Silva Ribeiro e Nilson Hernane Azevedo Morais.
O evento contou, ainda, com a apresentação do Hino Nacional e do Hino do Município; pelo maestro Wantuil Alexandre e Tatiane Andrade, que também executaram a música Aquarela do Brasil.
O homenageado com o título de Personalidade Ubaense do Ano, Antonio Queiroz Júnior, discursou em nome de todos os homenageados. E o prefeito de Ubá, dr. Edson Teixeira Filho, cumprimentou os homenageados e parabenizou o Legislativo pela escolha dos nomes.
Em discurso, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, ressaltou a importância da homenagem para o município. “Ao receberem o título de Personalidade Ubaense do Ano, vocês não estão apenas sendo reconhecidos por suas conquistas individuais, mas também por tudo o que representam para nossa cidade. Cada um de vocês, a sua maneira, escreveu capítulos importantes na história de Ubá. Sejam vocês, médicos, empresários, voluntários que dedicaram seu tempo ao próximo, ou simplesmente cidadãos que, com pequenas atitudes, fizeram a diferença no dia a dia de seus semelhantes, todos vocês merecem nossa mais profunda gratidão”, destacou o presidente.
Segundo José Roberto, a homenagem não é apenas um ato formal. É um momento de celebrar a união, a força e a resiliência do povo ubaense. “É um momento para agradecer a cada um de vocês por tudo o que fizeram e continuam fazendo por nossa cidade. Ao olharmos para os homenageados, vemos o reflexo de nossa própria história, de nossas lutas e de nossas conquistas. Vocês são a prova de que, quando trabalhamos juntos, somos capazes de superar qualquer obstáculo e construir um futuro promissor para as próximas gerações”, concluiu.
Escola do Legislativo desenvolve Pré-Enem Social em parceria com o Unifagoc
Dezenas de estudantes da rede pública de ensino de Ubá participaram das aulas do Pré-Enem Social de 2024, no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU), nos dias 28 e 29 de setembro e 19 e 20 de outubro. O projeto deste ano, é uma parceria entre a Escola do Legislativo da CMU e o Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC), visando promover o acesso à educação de qualidade para todos.
Os estudantes receberam orientações dos professores das seguintes disciplinas: Matemática e Física com o professor Kenedy Antônio de Freitas; Química com o professor Gabriel Montese Ferreira; Português e Redação com a professora Patrícia Peluso Condé; Biologia com a professora Larissa Coelho Pereira; e História, Geografia e Filosofia com o professor Gilson Soares Toledo.
O Pré-Enem Social aconteceu no formato de "aulões intensivos", trazendo dicas e orientações sobre os temas mais comuns cobrados nas provas do Enem.
O projeto
Desde 2015 o Pré-Enem Social está entre os projetos de destaque da Câmara Municipal de Ubá. As aulas são gratuitas e direcionadas prioritariamente a estudantes da rede pública de ensino de Ubá e são realizadas aos sábados e domingos, na sede do Poder Legislativo Ubaense.
Enem 2024
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, principal porta de entrada para faculdades públicas e privadas do país, serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, de acordo com cronograma publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos, maior número desde 2020.
De acordo com o edital do Enem 2024, o gabarito oficial do exame vai ser divulgado em 20 de novembro. Já o resultado com as notas individuais deve ficar disponível para os participantes em 13 de janeiro de 2025. Os candidatos poderão consultar na Página do Participante. A partir da nota, os candidatos poderão se inscrever no Sisu e no ProUni.
Solenidade de entrega de título de Personalidade Ubaense do Ano será na próxima sexta-feira
A Câmara Municipal de Ubá realiza no dia 25 de outubro de 2024, às 19h, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, a solenidade de entrega dos Títulos de Personalidadse Ubaenses do Ano. Os agraciados serão: Dr. Angelo Atalla; Senhor Antonio Queiroz Júnior; Dr. Fernando Luiz Fortuci Lopes; Senhora Izabel Cristina Vieira Guimarães; Senhora Joana D’Arc da Silva Perin; Dr. Luís Carlos Vieira de Almeida Júnior; Senhor Marcos Paulo Barletta Schiavon; Senhora Margarida Maria Del Puppo Alves; Senhora Maria das Dores Lourenço Pedro Lopes; Senhora Maria das Graças Silva Ribeiro e Senhor Nilson Hernane Azevedo Morais.
A honraria está prevista no artigo 158 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá e as indicações dos títulos honoríficos são decretos legislativos.
Inscrições abertas para o Pré-Enem Social
Estão abertas as inscrições para o Pré-Enem Social 2024, projeto gratuito de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta é uma iniciativa fruto da parceria entre o UNIFAGOC e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá, que busca oferecer suporte educacional e aumentar as chances de aprovação dos estudantes da região.
O Pré-Enem Social 2024 acontece no formato de "aulões intensivos", trazendo dicas e orientações sobre os temas mais comuns cobrados nas provas do Enem. As aulas são no plenário da Câmara Municipal de Ubá, aos sábados e domingos, e serão ministradas nos dias 19 e 20 de outubro, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h.
A primeira etapa de estudos já aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro.
Quem ainda não garantiu sua vaga, as inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/4Q83xDcRKMaKBs4U6 ou pelo telefone 32.3539.5000.
Ubá celebra 167 anos de emancipação política
A cidade de Ubá completa neste dia 03 de Julho 167 anos de emancipação política!
Parabéns cidade carinho! São 167 anos construindo histórias, conquistas e progresso!
A Câmara Municipal de Ubá faz parte desta história!
Projeto Escola na Câmara recebe a visita de estudantes da EM Maria Luzia Antunes Calçado
A Câmara Municipal de Ubá recebeu, em 02 de julho de 2024, a visita dos estudantes do 4º ano da Escola Municipal Maria Luzia Antunes Calçado. Eles participaram do Projeto Escola na Câmara coordenado pela Escola do Legislativo.
Os alunos conhecerem um pouco sobre os poderes desde sua origem, a importância da Constituição, os direitos e deveres do cidadão, e a importancia da participação e formação política dos jovens. Foi apresentado também às crianças de modo interativo, todos os vereadores que compõem a 50ª Legislatura desta Casa.
Os estudantes foram recepcionados pela diretora da Escola do Legislativo, Amanda Cisneiros, e pelo presidente da CMU, vereador José Roberto Reis Filgueiras, que conduziu uma dinâmica com os alunos sobre o funcionamento da reunião ordinária. Em seguida, os estudantes conheceram as instalações da Câmara.
TRAGA SUA ESCOLA À CÂMARA!
AGENDE UMA VISITA!
Mais informações na Escola do Legislativo, pelo telefone (32)3539-5018.
Vereadores aprovam importantes projetos no mês de junho
Os vereadores da Câmara Municipal de Ubá aprovaram no mês de junho importantes projetos para o município. Três projetos foram aprovados em votação única: dois deles são de abertura de créditos adicionais especiais no orçamento municipal de 2024, destinados à reprogramação financeira, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos provenientes de saldos de superávit financeiro de programas e ações financiadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, no total de R$ 15.679.303,75. O terceiro projeto versa sobre a alteração na Lei nº 3.060, de 2 de janeiro de 2001, que dispõe sobre o incentivo à doação de sangue no Município de Ubá.
Outros dois projetos entraram em tramitação em junho e tiveram a votação concluída em 1º de julho. São eles: o projeto de Lei nº 33/2024 que dispõe sobre a reserva de vagas para artistas locais em eventos culturais municipais. E o Projeto de Lei Complementar n.º 5/2024, que dispõe sobre o programa de Regularização de Edificações - PRED Ubá, no município de Ubá e seus distritos. Este projeto de autoria do Executivo, tem por finalidade oferecer aos contribuintes e proprietários uma oportunidade de promover a regularização de edificações irregulares, públicas ou particulares, executadas em desacordo com a legislação municipal e junto disso auxiliar o planejamento territorial da cidade e estimular o desenvolvimento urbano mais equilibrado.
Segundo a justificativa do executivo, além disso, busca-se criar um programa de regularização constante a partir das premissas legais e dos avanços tecnológicos que o Município de Ubá vem implementando, como exemplo o georreferenciamento realizado em 2021 e com isso garantir a regularização daqueles imóveis já reconhecidos e identificados pela municipalidade. A nova forma adotada para as regularizações prediais, urbanas e rurais, irá garantir oportunidade a todos os proprietários, com observância a Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001, que dispõe do Estatuto da Cidade, que regulamenta o capítulo "Política urbana" da Constituição Brasileira, tendo como princípios básicos o planejamento participativo e a função social da propriedade.
Escola do Legislativo realiza a Plenária Municipal do Parlamento Jovem na próxima sexta-feira
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá realiza, na próxima sexta-feira, 05 de julho, às 14h, a plenária municipal do Parlamento Jovem de 2024, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa. O tema deste ano é Melhorias no ensino escolar.
Realizada a audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (CFOTC) da Câmara Municipal de Ubá (CMU) realizou em 26 de junho de 2024, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do nosso Município para o ano de 2025.
A audiência pública foi realizada atendendo às disposições da Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, para a apresentação do Projeto de Lei nº 28/2024, que “Dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária do Município de Ubá para o exercício de 2025 e dá outras providências”, e se encontra em tramitação nesta Casa de Leis.
A LDO estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte e serve de base para a elaboração da proposta orçamentária para o próximo ano. Esta lei tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.
Participaram da audiência o presidente da CFOTC, vereador Gilson Fazolla Filgueiras, os membros da comissão, vice-presidente, vereador José Carlos Reis Pereira, e o membro, vereador José Maria Fernandes. Além deles, participaram o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras e o vice-presidente vereador Edeir Pacheco da Costa.
Representando o Poder Executivo compareceram o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento, o secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, a secretária Municipal de Educação, Maria da Glória Ferreira Soares, o secretário Municipal de Obras, João Gomes Júnior, o gerente da Divisão de Gestão Orçamentária, Kléber de Almeida Peppe, o controlador Geral e Auditor Interno do Município, Marcelo Corrêa Paiva, o secretário Municipal de Finanças, Cícero Mateus de Oliveira, o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, a secretária Municipal de Governo, Ana Carolina de Souza Fernandes Gasparoni Guastucci e o gerente da Divisão de Gestão Administrativa, Logística e Finanças, Renato de Castro Moreira.
A apresentação da LDO ficou a cargo do gerente da Divisão da Gestão Orçamentária, Kléber de Almeida Peppe, fazendo uma explanação sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Porque a LDO é importante para o nosso município?
De acordo com o parágrafo 2º do art. 165 da Constituição Federal, a LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente; orientará a elaboração da LOA; disporá sobre as alterações na legislação tributária; e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
A Constituição não admite a rejeição do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, porque declara, expressamente, que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (art. 57, § 2º).
Elaborada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ubá, a nossa Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende, entre outros assuntos, as metas e prioridades da Administração Pública Municipal; a estrutura e organização dos orçamentos; definição de critérios para novos projetos; condições e exigências para transferências de recursos municipais a entidades públicas e privadas, e também as disposições relativas à dívida pública municipal. Além disso, a LDO traz grandes vantagens à sociedade, pois, faz cumprir objetivos importantes para a população nas áreas de saúde, turismo, negócios, meio ambiente, lazer e educação.
CFOTC realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024
A Câmara Municipal de Ubá (CMU), por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (CFOTC), realizou, em 29 de maio, a audiência pública para a apresentação da Prestação de Contas do Município referente ao primeiro quadrimestre de 2024, bem como análise do cumprimento das metas fiscais no período. A sessão atende ao disposto no parágrafo 4º do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).
Participaram da audiência o presidente da CFOTC, vereador Gilson Fazolla Filgueiras, os membros da comissão, vice-presidente, vereador José Carlos Reis Pereira, e o membro, vereador José Maria Fernandes. Além deles, participaram o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, e o vereador Célio Lopes dos Santos.
Representando o Poder Executivo participaram o controlador Geral e Auditor Interno do Município, Marcelo Corrêa Paiva, o gerente da Divisão de Planejamento Estratégico e Orçamento, Kléber de Almeida Peppe, o secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, a secretária Municipal de Educação, Maria da Glória Ferreira Soares, o secretário Municipal de Obras, João Gomes Júnior, o secretário Municipal de Saúde, Ricardo Antônio do Nascimento, e o gerente da Divisão de Gestão Administrativa, Logística e Finanças, Renato de Castro Moreira.
Iniciando sua explanação, o controlador Interno da Prefeitura fez uma ampla explanação da análise comparativa de receitas e despesas.
A Execução Orçamentária do Poder Executivo totalizou a receita de R$ 141.471.718,11. A despesa por Elemento (Secretaria) totalizou em R$ 89.495.771,06, no quadrimestre.
Segundo o controlador, a Despesa com Pessoal, enviada ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), foi de 44,85%, no acumulado dos últimos doze meses não ultrapassou o limite prudencial de 51,30% e do máximo de 54% conforme o artigo 20 II “b” da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na educação os percentuais aplicados acumularam até abril em 19,36% Contudo, conforme o controlador, o município chegará a 26% ou 27%, superando o mínimo constitucional de 25% até o mês de dezembro de 2024.
Já na Saúde, no primeiro quadrimestre os valores gastos acumulados foram de 23,83%, superando em 8,83% o mínimo constitucional de 15%. E em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) o percentual aplicado até abril foi de 57,67%, e Marcelo acredita que até dezembro de 2024, atingirá o mínimo constitucional de 70%, nos últimos doze meses.
Após a apresentação dos resultados financeiros, os secretários municipais esclareceram dúvidas dos vereadores e servidores da Câmara Municipal de Ubá. Os relatórios apresentados na audiência pública estão disponíveis para consulta por meio do Portal da Transparência, no site www.uba.mg.gov.br, na aba “Controladoria Interna”.
CFOTC realiza audiência pública para discutir a LDO de 2025
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (CFOTC) da Câmara Municipal de Ubá convida para a audiência pública que vai discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2025. A audiência pública será às 15h de 26 de junho de 2024, no plenário vereador Lincoln Rodrigues Costa. Participe!
Comunicado: 2ª reunião com pré-candidatos as eleições deste ano está agendada para 21 de junho
O Juiz Eleitoral, Dr. Nilo Marques Martins Júnior, convida para a 2ª reunião com os pré-candidatos, advogados, contadores e demais interessados, a realizar-se no dia 21 de Junho de 2024, às 13h, no Intersind - Horto Florestal de Ubá. Em pauta, orientações sobre as normas estabelecidas para as Eleições deste ano.
PLC sobre o programa de Regularização de Edificações - PRED Ubá será discutido em audiência pública
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ubá convida a população para a audiência pública que vai discutir o Projeto de Lei Complementar n.º 5/2024, que “Dispõe sobre o programa de Regularização de Edificações - PRED Ubá, no município de Ubá e seus distritos e dá outras providências”.
A audiência pública será realizada no dia 11 de junho, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Ubá. Participe!
Poder Legislativo realiza solenidade em homenagem aos líderes comunitários de Ubá
A Câmara Municipal de Ubá em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (Femac) realizou, em 24 de maio, a solenidade de entrega do diploma de Líder Comunitário de 2024. Esta sessão solene decorre da decisão dos vereadores, em conformidade com a Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e dando cumprimento ao que dispõe a Resolução nº 1 de 1999.
Participaram do evento e compuseram a Mesa Diretora o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, a segunda secretária da Câmara Municipal de Ubá, Vereadora Aline Moreira Silva Melo, o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, o coordenador da Federação das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC), Mário Ângelo Noé, a coordenadora das comissões permanentes da 30ª Subseção da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Dra. Vera Lúcia Motta, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá, Aciuba, Silber da Silva Silveira, e os vereadores Célio Lopes dos Santos e José Damato Neto.
Os hinos Nacional e de Ubá e a música Aquarela do Brasil foram executados pelo maestro Wantuil Alexandre, e pela musicista Tatiane Andrade.
Vinte e uma lideranças foram homenageadas com o diploma, escolhidas por suas respectivas associações de moradores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em benefício das comunidades onde estão inseridas. São elas:
Alexandro Soares da Silveira - Bairro Santa Bernadete
André Luiz dos Santos - Bairro São Domingos
Angelo José Rinaldi - Bairro Schiavon
Claudeci Chagas de Oliveira - Bairro Paulino Fernandes
Claudinei de Souza Paula - bairro Pires da Luz
Delvaux Dias Leite - Bairro Fazendinha Dois
Delzira Virgilino Cruz - Bairro Primavera
Demilda de Fátima da Costa Rosignoli - Bairro Chiquito Gazolla
Elimar dos Reis - bairro Mateus Schetino
Geraldo Laurindo da Silveira - Córrego Santo Anastácio
Grimar de Souza Ribeiro - Bairro São Judas Tadeu
Jacinto da Fonseca Martins - Bairro Tanquinho
João Batista - Bairro Santa Edwiges
José Tarcísio Teixeira - Bairro São Mateus
Márcio Rodrigues Martins - Bairro Xangrilá
Maria Cláudia Carneiro Peixoto Gonçalves Santos – Centro
Marilda Aparecida Leôncio - Distrito da Miragaia
Paulo Roberto Gomes Teixeira - Bairro Jardim Élida
Rogério Dias Teodoro - Bairro Agroceres
Tarcísio de Souza Martins - Bairro Santa Alice e
Valmir Rodrigues Martins - Bairro Olaria
Após a entrega do diploma do Líder Comunitário a cada homenageado, o coordenador da FEMAC, Mário Ângelo Noé, e o prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, discursaram em homenagem às lideranças. E o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, fez o seu pronunciamento.
Segundo José Roberto, com a solenidade, o Poder Legislativo celebra a força e a dedicação de homens e mulheres que dedicam suas vidas ao bem-estar de Ubá. “Ser líder comunitário em Ubá significa ser um farol de esperança, um agente de transformação social. É ter a coragem de lutar por um futuro melhor para nossa cidade, sem jamais se intimidar com os desafios. Os líderes comunitários são a alma de Ubá. São eles que organizam mutirões de limpeza, que lutam por melhorias na saúde e na educação, que promovem a cultura e o lazer, e que, acima de tudo, constroem pontes de diálogo e união entre os diferentes setores da nossa sociedade”, ressaltou o presidente.
O presidente leu um texto adaptado com trechos da Madre Tereza de Calcutá, que foi comentado recentemente pelo apresentador Marcos Mion, o qual achou muito oportuno para o momento. “Quando você conquista um sonho, tem gente que vai diminuir o que você fez... Conquista o sonho mesmo assim. Se você consegue comprar alguma coisa que você queria muito, algumas pessoas vão te criticar... Compre mesmo assim. Quando você estiver feliz, alguém próximo de você vai falar mal pelas costas... Seja feliz mesmo assim. Quando você se destacar no seu trabalho, algumas pessoas vão ficar incomodadas... Se destaque mesmo assim. E no dia que você estiver se achando linda, ou lindo, vai ter alguém que vai criar um defeito dizendo que falou para o seu próprio bem, se acha linda, lindo mesmo assim. E voltando ao texto original, ele diz o seguinte: o bem que você que faz hoje pode ser esquecido amanhã.. Faça o bem mesmo assim.. porque no final é tudo entre você e Deus e nunca foi entre você e os outros”, concluiu José Roberto.
Escola do Legislativo da CMU é representada em visita técnica da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá representada pela diretora Amanda Cisneiros, marcou presença no dia 23 de maio, na Câmara Municipal de Viçosa para a visita técnica da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas).
A proposta da visita é acompanhar, sob a supervisão da Escola do Legislativo (ELE) e da PUC, o processo de desenvolvimento do programa nos municípios e incentivar o compartilhamento de experiências entre os coordenadores.
Além da presença dos coordenadores dos municípios que compõem o polo zona da Mata Norte: Ubá, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Paula Cândido, Ervália e Muriaé, estavam presentes os representantes da ELE da ALMG, Wladimir Leal Rodrigues Dias e Luiza Diniz da Cruz.
As visitas técnicas compõem a programação da etapa municipal, que se encerra em julho, com a priorização das propostas que serão analisadas nas plenárias regionais.
O Parlamento Jovem é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais por meio da ELE, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas. Nesta edição, alunos de 145 municípios divididos em 20 polos regionais, debatem o tema “Melhorias no ensino escolar”.
Durante as visitas, os coordenadores de cada município do polo apresentam, com dados qualitativos e quantitativos, um panorama do andamento dos trabalhos, como o número de oficinas de formação realizadas, quais as temáticas abordadas e quantos estudantes e escolas estão envolvidos.
CFOTC realiza audiência pública para discutir o projeto de lei nº 034/2024
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Ubá realiza em 29 de maio, às 19h, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, uma audiência pública para discutir o projeto de Lei nº034/2024.
Este projeto de Lei é uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e versa sobre a abertura de créditos adicionais especiais até o limite de R$ 13.967.572,14 (treze milhões, novecentos e sessenta e sete mil, quinhentos e setenta e dois reais e quatorze centavos), no orçamento municipal de 2024, destinados à reprogramação financeira, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos provenientes de saldos de superávit financeiro de programas e ações financiadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
A audiência pública será transmitida ao vivo, no canal do Youtube da Câmara Municipal de Ubá e o plenário está aberto a toda a população que desejar acompanhar. Participe!
CFOTC realiza audiência pública quadrimestral
A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas realiza, em 29 de maio, às 14h, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, na Câmara Municipal de Ubá, a audiência pública para prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2024. Participe!
CSPD realiza audiência pública sobre a campanha Maio Amarelo 2024
A Comissão de Saúde, Proteção Animal e Desenvolvimento Social realiza, nesta terça-feira, 21 de maio, às 17h, no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa, uma audiência pública sobre a “Campanha Maio Amarelo 2024: Paz no trânsito começa por você”, destacando o impacto do trânsito na Saúde Pública e os desafios para melhorar o trânsito em Ubá. Participe!
SOS Rio Grande do Sul: Câmara Municipal de Ubá recebe 15 toneladas de donativos
A Câmara Municipal de Ubá divulga o resultado da campanha solidária SOS Rio Grande do Sul, realizada, no período de 07 a 15 de maio de 2024. Foram recebidas na Câmara e enviados às vítimas da enchente do Rio Grande do Sul, o correspondente a 15 toneladas de donativos: alimentos não perecíveis, rações para animais (cães e gatos), produtos de higiene e de limpeza, colchões, roupas, sapatos, cobertores e água mineral.
As doações foram enviadas ao Rodoviário Camilo dos Santos, em Juiz de Fora, em duas remessas: dois caminhões saíram na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, cedidos pela Estofados Ferrari e Porta-Retratos Ubá. E o primeiro caminhão já havia sido enviado em 10 de maio, pela D’Doro Móveis.
Além da população de Ubá e região, a Câmara recebeu doações de diversos segmentos da cidade e agradece a todos pela solidariedade. São eles:
-Protezione Eldorado (material de epi- equipamento de proteção individual);
-Minasa (doação de fitas adesivas para embalar as doações);
- Mangueiras;
- Tabajara;
- 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Ubá);
- Jadlog Ubá;
- Colégio Losango infantil;
- Sesi;
- Colégio Sagrado Coração de Maria;
- Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC);
- Apogeu;
- Centro Educacional Jean Piaget (Cejep);
- Fundação Presidente Antônio Carlos Fupac/Ubá;
- Loja Magna Cor;
- Loja Zigoto;
- Andazz Calçados;
- Personal Pilates;
- Associação dos Servidores de Ubá;
- Paróquia São Januário;
- Catequese da Paróquia São Sebastião de Rodeiro;
- Assembleia de Deus - Ministério de Madureira de Rodeiro;
- São Sebastião da Vargem Alegre;
- Jorginho Decorações;
- Estofados Ferrari;
- Móveis D’Doro;
- Porta-Retratos Ubá;
- Itatiaia Móveis;
- Sindicato dos Marceneiros;
- Rádio Líder;
- Casa Nova enxovais; e
- Paty Flores.
CMU participa da campanha Maio Amarelo
A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá em parceria com o 21º Batalhão de Polícia Militar e com a Guarda Civil Municipal de Ubá e apoio da Câmara Municipal de Ubá, realizaram na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, uma blitz educativa no trânsito, na avenida Comendador Jacinto Soares de Souza Lima (Beira Rio).
O evento contou com a participação de militares do Corpo de Bombeiros, coordenados pelo Tenente BM da 2ª Cia de Bombeiros Militar de Ubá, Adriano Almeida, policiais militares e guardas civis municipais que trabalham diuturnamente na prevenção e no atendimento de ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito no município.
A atividade no trânsito faz parte da campanha Maio Amarelo com o tema central: "Paz no trânsito começa por você”, vinculada ao Sistema de Transporte (CNT/Sest/Senat/ITL), Ministério das Cidades, Ministério do Transporte e Governo Federal e empresas parceiras.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo colocar em evidência o tema da segurança no trânsito, além de mobilizar a sociedade para disseminar conhecimento e ações que garantam essa segurança.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. O laço representa que os acidentes de trânsito são também considerados uma epidemia e segue a mesma diretriz das campanhas de conscientização contra o vírus HIV, o combate ao câncer da mama (outubro rosa) e ao da próstata (novembro azul).
Além da blitz educativa, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ubá promove palestras em escolas e simulados de acidente de trânsito com orientações sobre a educação e cuidados no trânsito.
A segunda blitz educativa do mês está agendada para a próxima sexta-feira, 24 de maio.
A Câmara Municipal de Ubá realiza há quatro anos a campanha de conscientização no trânsito voltada para os ciclistas, pedestres e condutores de veículos. Os parceiros desta campanha são: Prefeitura de Ubá, Intersind, Adubar, Aciubá, Associação Ciclizma e ciclistas de Ubá e região, todos juntos por um trânsito mais seguro em Ubá.
SOS Rio Grande do Sul: Acompanhe o que foi recebido na Câmara de Ubá no quarto dia de doações
A Câmara Municipal de Ubá recebeu diversas doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, no quarto dia de arrecadação, 10 de maio. São recebidos alimentos não perecíveis, rações para animais (cães e gatos), produtos de higiene e de limpeza, colchões, roupas, sapatos, cobertores e água mineral.
Acompanhe o que foi arrecadado no quarto dia de campanha, na sexta-feira, 10 de maio:
ÁGUA
- 95 fardos com 6 garrafas de 500ml de água – 210 litros
- 8 fardos com 8 garrafas de 1,5l de água = 96L
- 71 galões de 5L de água – 20 litros – 7.100l
- 3 galões de 20L –60 litros
Total: 7.541 L de água
ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
- 27 kg de feijão
- 45 kg de arroz
- 15 kg macarrão
- 85kg de ração
- 10 l de óleo
- 24 caixas de leite – 24L
- 11 cestas básicas
MATERIAL DE LIMPEZA E HIGIENE
-15 litros de desinfetante
- 7 litros de água sanitária
- 10 Litros de detergente (6 garrafas)
- 40 sabonetes
- 60 pastas de dente
- 30 rolos de papel higiênico
- 6 esponjas de aço
ROUPAS E ACESSÓRIOS:
300 Sacolas grandes de roupas, sapatos toalhas e roupas de cama
40 cobertores
6 pacotes de fralda geriátrica
6 pacotes de fralda
3 jogos de panela
1 colchão
Câmara Municipal de Ubá completa 170 anos de instalação
A Câmara Municipal de Ubá completou em 12 de maio de 2024, 170 anos.
A instalação do parlamento ubaense ocorreu no dia 12 de maio de 1854. Àquela época, o município ainda não existia. O que havia era apenas a Villa de São Januário de Ubá, antes denominada Arraial. A emancipação política veio quase três anos depois da inauguração da Câmara, em 3 de julho de 1857.
Por 126 anos, a Câmara Municipal funcionou dentro do Paço Municipal, sede do Poder Executivo.
Em 1983, a reforma do prédio da Prefeitura inicia a independência física, política e contábil do Poder Legislativo ubaense com a mudança para a Rua São José, e em 2008, com a inauguração de sua sede própria, que fica à Rua Santa Cruz, nº301, no Centro de Ubá.
COMUNICADO: Trânsito será parcialmente interditado na rua Santa Cruz
A Guarda Civil Municipal e a Divisão de Mobilidade e Transporte Público informam que nesta sexta-feira (10), a partir das 13h30, o trânsito da rua Santa Cruz (entre o cruzamento com a rua Monsenhor Paiva Campos e rua Dr Ângelo Barleta) estará parcialmente interditado, em razão da parada do caminhão que irá recolher as doações recebidas pela Câmara Municipal, destinadas ao estado do Rio Grande do Sul. Previsão de liberação total da via às 16h.
SOS Rio Grande do Sul: Acompanhe o que foi arrecadado no terceiro dia de doações na Câmara
A Câmara Municipal de Ubá recebeu diversas doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, no terceiro dia de arrecadação, 09 de maio. São recebidos alimentos não perecíveis, rações para animais (cães e gatos), produtos de higiene e de limpeza, colchões, roupas, sapatos, cobertores e água mineral.
As doações que forem recebidas serão coletadas pelo caminhão gentilmente cedido pela Estofados Ferrari e Móveis D’Doro, até o ponto de coleta mais próximo da região que é em Juiz de Fora, para de lá seguir rumo ao Rio Grande do Sul.
Servidores da Câmara auxiliaram na separação e contagem dos materiais e no fim da tarde transferiram para o prédio anexo da Câmara para melhor armazenamento.
Confira abaixo o que a Câmara recebeu de doações no terceiro dia de campanha:
ÁGUA
- 38 fardos com 12 garrafas de 500ml de água – 228 litros
- 53 garrafas de 1,5l de água = 79,5L
- 38 galões de 5L de água – 190 litros
- 2 galões de 20L – 40 litros
- 5 galões de 10 litros – 50L
Total: 587 L de água
ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
- 55 kg de feijão
- 50 kg de arroz
- 64 kg macarrão
- 10 pacotes de molho de tomate
- 10kg de fubá
- 5kg de farofa
- 5kg de farinha
- 60kg de ração
- 72 l de óleo
- 6 l de leite
- 6 pacotes de biscoito
- 13 cestas básicas
MATERIAL DE LIMPEZA E HIGIENE
- 40 rolos de papel higiênico
- 6 esponjas de aço
- 150 absorventes
5 pacotes de lenço umedecido
6 desodorantes
10 shampoos
6 cremes
50 sabonetes
30 pastas de dente
30 escovas de dente
ROUPAS E ACESSÓRIOS:
265 Sacolas grandes de roupas, sapatos toalhas e roupas de cama
20 cobertores
176 fraldas
SOS Rio Grande do Sul: Acompanhe o que foi arrecadado no segundo dia de doações na Câmara
A Câmara Municipal de Ubá recebeu diversas doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, no segundo dia de arrecadação, 08 de maio. São recebidos alimentos não perecíveis, rações para animais (cães e gatos), produtos de higiene e de limpeza, colchões, roupas, sapatos, cobertores e água mineral.
As doações que forem recebidas serão coletadas pelo caminhão gentilmente cedido pela Estofados Ferrari e D’ Doro até o ponto de coleta mais próximo da região que é em Juiz de Fora, para de lá seguir rumo ao Rio Grande do Sul. O primeiro caminhão solidário sairá às 14h desta sexta-feira, 10 de maio
Servidores da Câmara auxiliam na separação e contagem dos materiais e no fim da tarde transferem para o prédio anexo da Câmara para melhor armazenamento.
O recebimento das doações será até a próxima quarta-feira, 15 de maio, na sede do Poder Legislativo, à Rua Santa Cruz, nº 30, Centro, até às 13h.
Confira abaixo o que a Câmara recebeu de doações no segundo dia de campanha:
ÁGUA
- 33 fardos com 12 garrafas de 500ml de água – 198 litros
- 2 fardos com 6 garrafas de 1,5l de água = 18L
- 4 galões de 5L de água – 20 litros
- 8 galões de 20L – 160 litros
Total: 396 L de água
ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
- 6 kg de feijão ( 6 sacos de 1 kg)
- 45 kg de arroz ( 9 sacos de 5kg)
- 300 kg macarrão
- 30kg de ração (2 pacotes de 15kg)
- 5l de óleo
- 24 caixas de leite – 24L
- 6 cestas básicas
MATERIAL DE LIMPEZA E HIGIENE
-21 litros de desinfetante (6 garrafas)
- 2 litros de água sanitária (2 garrafas)
- 4 Litros de detergente (6 garrafas)
- 40 sabonetes
- 25 pastas de dente
- 40 rolos de papel higiênico
- 6 esponjas de aço
ROUPAS E ACESSÓRIOS:
150 Sacolas grandes de roupas, sapatos toalhas e roupas de cama
30 cobertores
3 pacotes de fralda geriátrica
6 pacotes de fralda
2 jogos de panelas
SOS Rio Grande do Sul: Câmara recebe centenas de itens no primeiro dia de arrecadação
A Câmara Municipal de Ubá recebeu diversas doações destinadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul, no primeiro dia de arrecadação, 07 de maio. São recebidos alimentos não perecíveis, rações para animais (cães e gatos), produtos de higiene e de limpeza, colchões, roupas, sapatos, cobertores e água mineral.
As doações que forem recebidas serão coletadas pelo caminhão gentilmente cedido pela Estofados Ferrari e D'Doro até o ponto de coleta mais próximo da região que é em Juiz de Fora, para de lá seguir rumo ao Rio Grande do Sul.
Servidores da Câmara auxiliaram na separação e contagem dos materiais e no fim da tarde transferiram para o prédio anexo da Câmara para melhor armazenamento.
Confira abaixo o que a Câmara recebeu de doações no primeiro dia de campanha:
ÁGUA
- 15 fardos com 12 garrafas de 500ml de água
- 2 fardos com 6 garrafas de 1,5l de água
- 49 galões de 5L de água
- 1 galão de 20L
Total: 373 L de água
ALIMENTO NÃO PERECÍVEL
- 10kg açúcar (2 sacos de 5kg)
- 9kg de feijão ( 9 sacos de 1 kg)
- 20 kg de arroz ( 4 sacos de 5kg)
- 1 kg sal
- 1 kg fubá
- 1 kg macarrão
-1 biscoito
- 1 molho de tomate
- 60kg de ração (6 pacotes de 10kg)
- 1l de óleo
MATERIAL DE LIMPEZA E HIGIENE
-21 litros de desinfetante (6 garrafas)
- 11 litros de água sanitária (4 garrafas)
- 3 Litros de detergente (6 garrafas)
- 37 sabonetes
- 7 pastas de dente
- 40 rolos de papel higiênico
- 4 esponjas de aço
ROUPAS E ACESSÓRIOS:
60 Sacolas grandes de roupas, sapatos toalhas e roupas de cama
10 cobertores
1 colchão
1 caixa de fralda geriátrica
1 caixa de fralda
O recebimento das doações será até a próxima sexta-feira, 10 de maio, na sede do Poder legislativo, à Rua Santa Cruz, nº 30, Centro, no horário de 7h às 17h30.
Lançado oficialmente o Parlamento Jovem de 2024 da Câmara de Ubá
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá lançou, oficialmente, em 01 de abril, durante a reunião ordinária dos vereadores, a edição do Parlamento Jovem de 2024. A 20ª Edição do projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais marca reflexões sobre melhorias no ensino. Os jovens de todo estado começam a debater oficialmente propostas para uma educação de qualidade.
Estavam presentes, o presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Roberto Reis Filgueiras, o vice-presidente, vereador Edeir Pacheco da Costa, a 1ª secretária, vereadora Aparecida Sônia Ferreira Vidal, e os vereadores Alexandre de Barros Mendes, Aline Moreira Silva Melo, Célio Lopes dos Santos, Gilson Fazolla Filgueiras, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Carlos Reis Pereira, José Damato Neto e José Maria Fernandes.
Dez estudantes do ensino médio vão participar do projeto na Câmara de Ubá neste ano. São eles: Rafael Henrique Avelar; João Batista Martins Soares; Isabelly de Oliveira Andrade; Miguel Betiu Martins; Paulo Henrique; Alice Cruz Arrighi; Caetano Rodrigues; Matheus Marçal; Rhaíssa Ribeiro Lotti Pita e Maria Vitória da Silva Freitas.
Os novos integrantes foram indicados pelas escolas da cidade que aderiram à iniciativa: E.E São José, E.E Professor Livio de Castro Carneiro, E.E Padre Joãozinho, E.E Senador Levindo Coelho, Colégio Sagrado Coração de Maria e Colégio Apogeu.
O tema de 2024: "Melhorias no ensino escolar" foi escolhido durante a Plenária Estadual, que aconteceu em 21 de setembro de 2023, em Belo Horizonte, com a participação de 225 estudantes, representando 132 municípios mineiros.
Serão três subtemas, a fim de que os estudantes se aprofundem no entendimento da temática: “Melhorias do Ambiente de Ensino-Aprendizagem”; “Melhoria da Aprendizagem e Enfrentamento das Desigualdades Educacionais” e “Fortalecimento da Gestão Democrática”.
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política em âmbito estadual destinado a estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
Realizado desde 2004, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto aborda a cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens, a ser trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao final, são apresentadas sugestões que podem vir a ser acolhidas pelas comissões municipal e estadual de Participação Popular e apresentadas na forma de projetos de lei e outras proposições."
A Câmara de Ubá completa 09 anos de participação em 2024, no PJ da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Ações do documento