Vereadores da Melhor Idade são empossados em cerimônia na Câmara

Numa solenidade vespertina que reuniu vereadores e familiares, os integrantes da edição 2019 do projeto Câmara da Melhor Idade (CMI) foram empossados no dia 25 de abril. A Mesa Diretora foi eleita em reunião no dia 4 de abril e ficou assim composta: Zuleica Evangelista de Andrade (presidente), Luiz Carlos Gomes (vice-presidente), Neuze Maria Soares (secretária), Roberto Garcia Alves Filho (segundo vice-presidente) e Sirene Corrêa Barros (segunda secretária).

Os demais integrantes titulares são:  Margarida Rita Cruz, Antônio da Silva, Maria de Fátima Teixeira Siqueira, Angelina Maria Bianchi Botaro, Geraldo Gregório e Maria José Cardoso. Como suplentes, temos: Geraldo Marco de Oliveira, Jeová Alves de Oliveira, Odete Costa Brum, Valdinei Amaral Navarro e Terezinha da Silva Alves.

Participaram da solenidade os vereadores Jorge Gervásio (presidente da Câmara Municipal de Ubá - CMU), José Roberto Filgueiras (vice-presidente e presidente da Escola do Legislativo), Alexandre Mendes, Edeir Pacheco, Pastor Darci Pires.

Também compuseram a mesa da sessão solene o prefeito Edson Teixeira Filho, a vereadora de Rodeiro, Luciene Aparecida Paro, o vereador de Visconde do Rio Branco, Gerson Gomes de Freitas, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilda Leôncio, a presidente da Associação de Moradores do Centro, Sônia Maria Jacob, o analista legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Ivan Capdeville Junior, a diretora do CAIC, Aparecida Amorim, e o ouvidor Municipal, Misael de Almeida Souza.

Os diplomas foram entregues pelos integrantes da mesa solene e o juramento proferido pela presidente da Câmara da Melhor Idade, Zuleica Andrade. Durante a cerimônia, os membros do projeto homenagearam a Sr.ª Dirce Moura Soares. Viúva de Francisco Soares Moreira, Dirce é mãe de quatro filhos, entre eles a secretária da CMI, Neuze Maria Soares, e avó de oito netos e cinco bisnetos. Caprichosa em seus afazeres domésticos e em seus artesanatos, Dirce faz crochê, fuxico e bordados. Vai completar 97 anos em 31 de julho de 2019 e é uma pessoa muito alegre e cheia de disposição, exemplo de vitalidade para todos que a cercam.

Como parlamentar mais idoso desta legislatura, o vereador Pastor Darci Pires discursou congratulando os recém-empossados vereadores da Melhor Idade. O vereador José Roberto Reis Filgueiras,  presidente da Escola do Legislativo, destacou a importância da contribuição da melhor idade para o trabalho do Legislativo.

E ao final da sessão, o presidente da Casa, vereador Jorge Gervásio, reiterou as boas-vindas aos membros do projeto, colocando a Câmara à disposição para colaborar com as futuras ações da CMI.

O projeto

Instituído oficialmente pela Resolução nº 01 de 2019, o projeto Câmara da Melhor Idade tem o objetivo de propiciar o acesso e o conhecimento das atividades do Poder Legislativo e o papel dos vereadores. Realiza atividades de reflexão sobre as principais demandas do município, além de oportunizar que os participantes apresentem propostas à Câmara para auxiliar na solução de importantes questões locais.

O projeto contribui também para a formação política dos idosos e o exercício da cidadania, por meio de capacitação permanente. Iniciativas como esta são meios de aproximação entre o Poder Público e a sociedade, favorecendo especialmente a construção da política municipal para a pessoa idosa.

A Câmara da Melhor Idade é composta pelo mesmo número de vereadores de Ubá, com onze membros titulares e cinco suplentes, neste ano com indicação e apoio das seguintes entidades: Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Associação de Paraplégicos de Ubá, Associação dos Moradores do Bairro Schiavon, Horta Comunitária, Centro de Convivência da Melhor Idade Rosa Mauad Jacob e Associação dos Moradores do Bairro São Domingos.

As propostas, sugestões e estudos discutidos e apresentados pelos Vereadores da Melhor Idade são analisados e posteriormente encaminhados pelo Legislativo Ubaense aos setores competentes, divulgados e transformados em melhorias para a população.

Por Gisele Caires

Jornalista CMU