Você está aqui: Página Inicial / N / Servidores públicos,vereadores e estudantes concluem o curso de Legística e Qualidade da Lei/Redação Legislativa

Servidores públicos,vereadores e estudantes concluem o curso de Legística e Qualidade da Lei/Redação Legislativa

Servidores do Legislativo Ubaense, das Prefeituras de Ubá e Tocantins e da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco concluíram nesta quinta-feira (9), mais um curso gratuito: “Legística e Qualidade da Lei / Redação Legislativa”. A capacitação foi ministrada pela Dra. Macreidy Valésia Barbosa Caldeira (advogada, doutoranda em Ciências Jurídicas Sociais), do Instituto Parlare (Consultoria e Assessoria Pública) de Montes Claros/MG.

Este é o quinto da sequência de cursos recentemente promovidos pela CMU, tendo como objetivo instruir e qualificar servidores públicos e vereadores de Ubá e de cidades vizinhas. 

“O curso de legística e qualidade da Lei veio em momento muito oportuno para que nós, servidores do Legislativo Ubaense possamos aplicar em nossa prática diária os conhecimentos adquiridos. Espero fazer outras capacitações semelhantes”, destacou o assessor Legislativo II da Câmara Municipal de Ubá, Diones Ferreira.

A estudante do curso de Recursos Humanos Wallesca Carioca Soares veio a convite da irmã Wannesca, que tem participado de todos os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo este ano. Elas agradeceram a Câmara Municipal de Ubá pela oportunidade de aprendizado: “Aprendemos a importância da legística no setor administrativo de uma Câmara, como e quais são as regras para se criar, articular ou analisar as leis, como se revoga ou anexa uma redação a uma lei, quais as consequências esta lei pode trazer para os cidadãos, entre outros, que terá uma enorme valia para o nosso crescimento como cidadãs”, conclui Wallesca.

Segundo a diretora de Licitações da Prefeitura de Tocantins, Samara Ribeiro de Oliveira Tonholo, o curso foi muito proveitoso: “Estou agradecida pela oportunidade de aprendizado, pois, além de aprofundar nossos conhecimentos, abriu novos pensamentos sobre a matéria”, concluiu.

SOBRE O TEMA
A Legística é uma ciência que atua, sob o ponto de vista material, em prol do reforço da faticidade e efetividade da legislação, e sob o ponto de vista formal, otimizando a inteligibilidade e acessibilidade dos textos legais. Trata da qualidade da norma jurídica, desde a concepção de uma ideia que o legislador tenha para colocar no ordenamento jurídico um determinado ato normativo. Por exemplo, para a criação de uma lei, o vereador (no âmbito municipal) apresenta um projeto e após toda a sua tramitação, regulada pelo devido processo legislativo, a tendência é a sua transformação em lei. Observando-se os preceitos da legística, as leis são elaboradas com qualidade e segurança jurídica.

A PALESTRANTE
Macreidy Valésia Barbosa Caldeira é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pós-graduada em Direito Público, doutoranda em Ciências Jurídicas Sociais pela UMSA (Universidad Del Museo Social Argentino – Buenos Aires/Argentina), e Assessora Técnica Legislativa da Câmara Municipal de Montes Claros.

 

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



LDO CAMARA BOTAO.jpg

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.