Semana de atividades culturais gratuitas: Museu do Ginásio São José celebra 14ª Semana Nacional de Museus

Uma semana inteira de atividades culturais, palestras, oficinas, visitas guiadas no Museu do Ginásio São José, em Ubá

Uma semana inteira de atividades culturais, palestras, oficinas, visitas guiadas no Museu do Ginásio São José, em Ubá. Toda a programação gratuita. É a 14ª Semana Nacional de Museus - Museus e paisagens culturais que será celebrada de 16 a 22 de maio, evento em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e o Ministério da Cultura com o apoio de parceiros, entre os quais, a Câmara Municipal de Ubá.

A abertura da agenda de atividades será na segunda-feira (16) às 18h30 com a realização de uma mesa redonda com a presença de palestrantes, diretoria do Museu e representantes locais. Em seguida, está programada uma palestra com o tema: “Paisagem Cultural - Um conceito em construção”, ministrada por Marina Moss (pesquisadora, produtora cultural e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG).

No segundo dia de evento (17) será oferecida, das 14h às 18h, uma oficina intitulada “Museu Ginásio São José e Ubá, paisagens possíveis” com o facilitador Thiago Almeida (fotodocumentarista e pesquisador na UERJ). Às 18h30 será realizada a palestra sobre o tema: “Patrimônio e a cidade de Ubá: Notas sobre as paisagens da Zona da Mata e a cultura local” ministrada pelos especialistas Ângelo Carrara (doutor em Historia Social pela UFRJ e professor na UFJF) e Marcelo Sant'Ana Lemos (pesquisador e doutorando em História pela UFF).

Para a quarta-feira (18), estão programadas visitas guiadas ao Museu Ginásio São José, de 9h às 17h.

No dia 19 (quinta-feira), às 18h30, será ministrada a palestra “A presença africana na formação da identidade cultural de Ubá: Ancestralidade e paisagem”, por José do Carmo Araújo (professor, historiador e pesquisador da historia da África e tradições mineiras).

“Reflexões sobre patrimônio imaterial na cidade de Ubá” é o título da oficina que será coordenada por Helder Carneiro (professor e pós-graduado em Psicopedagogia pela Ferlagos) e Nicolina Maria Arantes Botelho (artista plástica, escritora e mestre em Sociologia da Educação) na sexta-feira (20), de 14h às 18h.

Para o sábado (21) estão agendadas - de 9h às 17h - atividades de recreação e visitas guiadas ao Museu.

E, para o encerramento, no domingo (22), das 13h30 às 18h, será realizada a oficina “A cultura indígena da Zona da Mata Mineira: Os Puris e sua relação com a terra”, a cargo de Dauá Puri (arte educador e licenciando em Educação do Campo pela UFV).

Mais informações por meio dos telefones: (32) 3531-5876, (32) 9 88874432 e (32) 9 9832-2071.

registrado em: