Você está aqui: Página Inicial / N / Projeto da Lei Orçamentária Anual é apresentado em audiência pública na CMU

Projeto da Lei Orçamentária Anual é apresentado em audiência pública na CMU

A Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas (CFTC) da Câmara Municipal de Ubá realizou na tarde de quarta-feira (5), no plenário do Legislativo Ubaense, a audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.  Elaborada pelo Poder Executivo, a LOA estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. É dividida por temas, como saúde, educação, e transporte. A Constituição Federal determina que o Orçamento deve ser votado e aprovado até o final de cada ano. A Prefeitura apresentou o orçamento para 2019 que estima a receita em R$298.700.000,00 e fixa a despesa em igual valor.  

A COFTC foi representada pelos vereadores José Roberto Filgueiras (presidente da COFTC), Jane Cristina Lacerda Pinto e Jorge Custódio Gervásio. Também integraram a mesa o vereador Darci Pires da Silva e o Chefe de Divisão Contábil da Câmara, Silverio Dias Maciel.

Participaram, também, secretários municipais e técnicos da Prefeitura: Francisco Ângelo Garcia (representando a Secretaria de Governo e o gabinete do Prefeito); Eliana Menezes Corbelli (secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico); Arlete Pinheiro de Freitas dos Santos (gerente da Divisão de Planejamento Estratégico e Orçamento); Marcelo Correa Paiva (Controlador Geral e Auditor Interno); Simone de Sena Campos (supervisora de orçamento e finanças da Secretaria de Saúde); Kléber de Almeida Péppe (assessor técnico da Secretaria de Saúde) e Wany Gouveia Teixeira (gerente da Divisão de Gestão e Planejamento da Educação).

Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Raul Soares acompanhados dos professores Sérgio Matos e Joice Pereira Vieira participaram da audiência pública e esclareceram dúvidas sobre a LOA.

O presidente da COFTC, vereador José Roberto Reis Filgueiras, falou sobre a importância da realização de uma audiência pública para apresentação dos valores. “O orçamento é público e todas as pessoas podem e devem ter acesso a seus números para saber no que é aplicado o dinheiro arrecadado pelo município”, disse.

 José Roberto destacou também quais são os instrumentos do Orçamento Municipal. “O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) são as três leis que regem o ciclo orçamentário – são estreitamente ligadas entre si, compatíveis e harmônicas. Elas formam um sistema integrado de planejamento e orçamento, reconhecido na Constituição Federal, que deve ser adotado pelos municípios, pelos estados e pela União. A elaboração dos projetos de lei do PPA, da LDO e da LOA cabe exclusivamente ao Executivo e os vereadores podem modificá-los por meio de emendas para discussão e votação”, disse.

A Comissão apresentou um vídeo sobre a importância da Lei Orçamentária Anual e em seguida, os vereadores Jane Lacerda e Jorge Gervásio fizeram suas considerações e os estudantes fizeram os questionamentos voltados para diversos assuntos: o incentivo a práticas esportivas; construção de unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em mais bairros da cidade; manutenção das atividades de incentivo à cultura e promoção de políticas públicas voltadas para a proteção dos animais de rua.

As sugestões colhidas na audiência pública serão avaliadas pela comissão, e, sendo aprovadas podem ser incorporadas dentro das propostas orçamentárias, por meio de emendas, compondo o Projeto de Lei do Orçamento de 2019.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



PlanoDiretor2.png

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.