Poderes Legislativo e Executivo homenageiam pessoas de destaque em Ubá

“Cada qual tem a sua capacidade e o seu talento individual, dignos de aplausos, mas é no conjunto desses talentos e na unidade de propósitos, que nos identificamos com a comunidade” -- vereadora Rosângela Alfenas, presidente da CMU

Na noite do último sábado, 25 de novembro, os Poderes Executivo e Legislativo Municipal homenagearam sete personalidades que se destacaram na cultura, na economia, nas artes, nas causas sociais, bem como nas áreas profissionais e administrativas em Ubá. Seis delas receberam a honraria “Comenda Ary Barroso” e, uma, o título de “Personalidade Ubaense do Ano de 2017”, conforme previsto nas Leis Municipais 2.422/1993 e 3.099/2001, respectivamente.

A solenidade de entrega das homenagens foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ubá e reuniu diversas autoridades civis e militares, vereadores, ex-vereadores, prefeitos de cidades vizinhas, amigos e familiares dos homenageados.

Comenda Ary Barroso e Personalidade do Ano

Fizeram parte da mesa diretora da sessão solene: a presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Alfenas; o vice-presidente da Casa, vereador Edeir Pacheco da Costa; o primeiro secretário da CMU, vereador Darci Pires da Silva; o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, acompanhado pela primeira-dama, Isolina Améla Ribeiro Teixeira; o vice-prefeito de Ubá, Vinícius Samor de Lacerda; a Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Ubá e diretora do Fórum, doutora Joyce Souza de Paula; o sub-comandante do 21° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, Major PM Cleyton Pereira Sá; o 1° Tenente BM Carlos Eduardo Guillarduci Fonseca; representando a 30ª Sub-seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, doutora Vera Lúcia Magaton Barletta; o presidente do Intersind, Áureo Calçado Barbosa; o diretor da FHEMIG, Claudinei Emídio Campos e o ex-presidente da Câmara Municipal de Ubá, Oswaldo Peixoto Guimarães Salgado.

O evento contou, ainda, com a participação da Banda de Música do 21º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela execução dos hinos Nacional e de Ubá e, também, da Aquarela do Brasil, de autoria Ary Barroso.

Comenda Ary Barroso

A Comenda, criada pela Lei Municipal n° 2.422, de 28 de maio de 1993, tem a finalidade de homenagear pessoas que se destacaram em diversos setores da sociedade ubaense, bem como de incitar na memória da comunidade a importância de Ary Barroso, um dos filhos mais ilustres da cidade e que, por meio de suas obras, levou o nome de Ubá aos quatro cantos do mundo.

Neste ano, foram agraciados com o título da Comenda Ary Barroso: a professora Anamares Teixeira Soares; Marcos Roberto (Sabbath); a professora Maria Letícia Mendonça Maciel; o doutor Ricardo Caruso Filho; a professora Vera Nilce de Aguiar Costa; e a professora Zuleica Evangelista de Andrade.

Por todo trabalho e devoção à cidade, os nomes dos agora comendadores, foram indicados pelos vereadores da Câmara Municipal de Ubá e aprovados por unanimidade, tendo sido referendados pelo prefeito de Ubá que sancionou as Leis outorgando os títulos: “Dentre milhares de cidadãos, os nomes dos homenageados foram carinhosamente selecionados para ilustrar e compor a galeria de Comendadores dessa insígnia”, declarou a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas. “Quero em meu nome e de meus companheiros vereadores, agradecer a cada um dos nossos homenageados pelo que fizeram e fazem por nossa comunidade”, acrescentou.

Reforçando a importância do nome de Ary Barroso para a cidade, o prefeito de Ubá Edson Teixeira Filho destacou também a relevância das atividades dos homenageados em favor do desenvolvimento da comunidade: “Nestes tempos tão conturbados da vida econômica, social e política de nosso país, nossos homenageados se destacam ainda mais pelo exemplo de trabalho, seriedade, comprometimento com as causas que defendem e com toda certeza servem de espelho à nossa geração e às gerações futuras da cidade e região”.

Personalidade Ubaense do Ano

Instituído no ano de 2001, pela Lei Municipal nº 3.099, o título de “Personalidade Ubaense é conferido a personalidades que prestam relevantes serviços à comunidade e se devotam às causas civis e sociais de Ubá.
Neste ano, o título foi concedido a Dirceu dos Santos Ribeiro, que por duas vezes foi prefeito de Ubá e hoje representa a cidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais como deputado estadual.  “A homenagem ao deputado Dirceu dos Santos Ribeiro se justifica pelo trabalho realizado por ele e pelo muito que ainda haverá de fazer em prol de seus conterrâneos”, ressaltou a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas.

Comenda Ary Barroso e Personalidade do Ano

Honrado com a homenagem, o deputado estadual fez questão de agradecer a todos e ressaltar a importância deste reconhecimento em sua vida: “A presença de todos os que prestigiaram esse momento é algo muito significativo para mim, pois receber essa honraria demonstra o quanto é importante fazer um bom trabalho para a nossa sociedade, sempre amparado na dedicação e no compromisso com os nossos ideais e com aqueles que necessitam”, enfatizou.

A presidente encerrou a solenidade agradecendo a todos pela presença e ressaltando o nome de todos os homenageados da noite. De acordo com a presidente da Casa, todos os homenageados, com suas peculiaridades, talento e compromisso, fazem a diferença no segmento em que atuam, ajudando a valorizar ainda mais a cidade: “Cada qual tem a sua capacidade e o seu talento individual, dignos de aplausos, mas é no conjunto desses talentos e na unidade de propósitos, que nos identificamos com a comunidade”, finalizou.

Confira a cobertura fotográfica do evento em nossa Galeria. Clique Aqui!

Por Rafaela Namorato - Assessoria de Comunicação CMU