Você está aqui: Página Inicial / N / INTEGRANTES DO PJ REALIZAM PLENÁRIA E APRESENTAM PROPOSTAS SOBRE MOBILIDADE URBANA

INTEGRANTES DO PJ REALIZAM PLENÁRIA E APRESENTAM PROPOSTAS SOBRE MOBILIDADE URBANA

Os alunos do Parlamento Jovem de Ubá se reuniram, no dia 24 de junho, para a apresentação das propostas sobre o tema Mobilidade Urbana.

Os alunos do Parlamento Jovem de Ubá se reuniram, na sexta-feira (24), para a apresentação das propostas sobre o tema Mobilidade Urbana, na Plenária Municipal, realizada na Câmara Municipal de Ubá.

Os estudantes, coordenados pelo monitor do PJ, Gustavo Paccelli, participaram dos Grupos de Trabalho divididos em três subtemas: Mobilidade - Participação e Controle Social; Trânsito e Transporte; e Mobilidade e Estrutura.

Representando o Legislativo Ubaense, participaram do evento, o presidente da CMU, vereador Samuel Gazolla Lima, o vice-presidente, vereador Rafael Faêda de Freitas, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Vinícius Samôr de Lacerda, e o vereador Carlos da Silva Rufato.

PROPOSTAS APROVADAS

Foram aprovadas nove propostas, sendo três de cada subtema: “Mobilidade: Participação e Controle Social”: Criar e incentivar campanhas municipais com o nome “Cidade Integrada” que envolvam escolas, poder público e sociedade civil com realização de palestras, minicursos, sugestões, debates, apresentações de projetos para o município, usando instituições e espaços públicos para conscientizar a população; Garantir que os municípios de Minas Gerais, com população acima de 20 mil habitantes, tenham um conselho de mobilidade urbana de caráter consultivo e deliberativo nas ações pertinentes ao plano municipal de mobilidade urbana: projetos de engenharia civil, intervenção urbana buscando a valorização de entidades, associações, ONGs; Obrigatoriedade de realização de audiências públicas nos bairros periféricos, discutindo os problemas de mobilidade urbana, garantindo propostas que serão encaminhadas a lei orçamentária anual integrando a população desses bairros garantindo a representatividade.

Para o tema “Trânsito e transporte” foram aprovadas as seguintes propostas: Instituir o passe livre municipal, para qualquer estudante que esteja devidamente matriculado e frequente em alguma instituição de ensino público, como cláusula contratual nas licitações de transporte público e um tempo de contratação fixo inferior a 5 anos, renováveis à cada 2 anos, cumprindo os requisitos contratuais no qual estaria garantido um transporte sustentável, inclusivo e integrado; Desenvolver um parque de educação para o trânsito, para estimular a conscientização cidadã; e a contratação de guardas de fiscalização e orientação do trânsito nas cidades acima de 40 mil habitantes, garantindo melhor o fluxo e segurança no trânsito.

E para o tema “Mobilidade e Estrutura” os estudantes votaram em: Adequação das faixas de pedestres de modo a possibilitar a passagem de toda população inclusive cadeirantes, por meio de rampas que interligam nos passeios e elevação das faixas de pedestre facilitando a identificação por parte dos deficientes visuais e garantindo que todos os órgãos públicos tenham suas estruturas adaptadas para receber toda a população, inclusive os deficientes de todas as categorias; Além de implementação de radares eletrônicos nas vias de acesso rápido ao qual toda a arrecadação será destinar a construção de ciclovias, bicicletário, ciclo faixas e alternativas sustentáveis de mobilidade urbana e por fim, garantir a construção de praças, quadras poliesportivas e centros culturais nas regiões centrais e periféricas, com intuito de garantir as práticas de esporte, cultura e lazer.

As propostas aprovadas serão encaminhadas na próxima sexta-feira (1º/07) no Grupo de Trabalho Regional que será realizado em Viçosa.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



LDO CAMARA BOTAO.jpg

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.