Você está aqui: Página Inicial / N / Diploma de Líder Comunitário é conferido a vinte e três pessoas em solenidade na CMU

A sessão solene de entrega do diploma aos Líderes Comunitários foi instituída pela Lei Municipal 2.844, de 10 de novembro de 1998, e normatizada pela Resolução 01/99, de autoria dos vereadores Fernando Antônio Fagundes Reis e Itamar dos Santos.

O Poder Legislativo Ubaense realizou, na noite de quinta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal, a solenidade de entrega do “Diploma de Líder Comunitário” a vinte e três homens e mulheres que se destacam em suas respectivas comunidades. O evento foi organizado em parceria com a Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC). Os homenageados, todos com grande envolvimento social e comunitário, são indicados pelos presidentes das associações de bairros e pelos próprios moradores.

Mais de 200 convidados prestigiaram o evento que foi presidido pela vereadora Rosângela Maria Alfenas de Andrade (presidente da CMU). Também estiveram presentes à sessão os vereadores Edeir Pacheco da Costa (vice-presidente); Darci Pires da Silva; Alexandre de Barros Mendes; Antero Gomes de Aguiar; Gilson Fazolla Filgueiras; Jane Cristina Lacerda Pinto; José Roberto Filgueiras e Luis Carlos Teixeira Ribeiro.

A solenidade contou ainda com a participação de diversas autoridades civis e militares, entre as quais o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, o presidente da Federação Municipal das Associações Comunitárias dos Bairros e Distritos de Ubá (FEMAC), Mário Angelo Noé, o capitão PM Rodrigo da Silva Paro, representando o 21º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, do sargento João Bosco Saraiva Gama, representando a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a vice-presidente da 30ª Sub-seção de Ubá da Ordem dos Advogados do Brasil, Vera Lúcia Magaton Barletta, e o presidente da Academia Ubaense de Letras e maestro Marum Alexander.

Alunos, que integram o coral da 1° ano da Escola Municipal Dr. Tanus Feres de Andrade – Curumim II, apresentaram lindamente o Hino de Ubá, regidos pelo maestro Wantuil Alexandre e acompanhados ao teclado por Tatiane Andrade, ambos professores de música da escola. O professor também contribuiu para o brilho da noite interpretando ao saxofone o Hino Nacional Brasileiro e a Aquarela do Brasil, de autoria do compositor ubaense Ary Barroso.

SOBRE A SOLENIDADE

De acordo com a resolução, é considerado Líder Comunitário todo cidadão ou cidadã que, integrando a diretoria da Associação de Moradores do seu respectivo bairro, “tenha prestado inestimáveis serviços em prol da sua coletividade, destacando-se pelo seu dinamismo, integridade moral e notória ascendência sobre os demais”. Compete à Câmara Municipal de Ubá homologar a escolha dos Líderes Comunitários.

TRABALHO VOLUNTÁRIO
A presidente da CMU, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, destacou a importância da homenagem: “Estas lideranças prestam grandes serviços em prol do crescimento de suas regiões, beneficiando desta forma, automaticamente, toda a nossa Cidade Carinho, em busca de um futuro melhor para todos os ubaenses. Neste aspecto, a homenagem prestada na noite de hoje, constitui não apenas o reconhecimento e a gratidão da comunidade, mas um estímulo a mais, para que novas lideranças possam ser formadas, em busca de mais qualidade de vida para nossos cidadãos”, ressaltou.

Segundo o presidente da Femac, Mário Angelo Noé, as associações de moradores definem os homenageados, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em benefício das suas comunidades: “Essas valentes pessoas que fazem a diferença no local onde residem são voluntários pela causa do bem e pelo bem-estar da comunidade. Exercem essa liderança com altruísmo e solidariedade, por isso, merecem o nosso respeito e a nossa consideração. Este é um momento único e de significado impar para a Femac, para as associações de moradores e para estas lideranças que exercem seu trabalho voluntário nas comunidades”, declarou.

E o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, também ressaltou a importância do trabalho voluntário: “É muito importante para nossas vidas, além daquele trabalho em casa, no escritório, numa escola, nas ruas, entre outros, também prestar serviços à comunidade. O voluntariado está cada vez mais difícil de ser feito, menos compreendido, então, nós só podemos agradecer a todos. Nós tivemos a oportunidade recente, de estar em contato com as comunidades, por meio do trabalho de escolha das obras do orçamento participativo, e todas as comunidades estavam envolvidas em buscar para a sua região o que fosse melhor. Estamos muito agradecidos com a participação de todos”, concluiu.

Homenageados

Os agraciados com o Diploma de Líder Comunitário são os seguintes:

Alípio Alves Rodrigues - Cibraci

Ana Paula Tavares Gazolla - Santa Alice e Chiquito Gazolla