Desigualdade socioeconômica é o primeiro subtema debatido pelo PJ de Ubá

O Parlamento Jovem de Ubá reuniu-se na tarde de quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU), para a primeira reunião ordinária. A atividade principal foi a apresentação das propostas sobre o primeiro subtema: “Desigualdade Socioeconômica”.

O presidente da CMU, vereador Jorge Custódio Gervásio, abriu a sessão desejando a todos um bom trabalho e falou sobre a importância de os jovens debaterem o primeiro subtema. “É com grande alegria que a Câmara abre as portas para os jovens de Ubá. É muito importante a participação de vocês para formarmos uma sociedade com mais consciência política. O subtema abordado nesta fase é o reflexo da sociedade e por isso, deve ser amplamente discutido”, afirmou.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador José Roberto Reis Filgueiras, conduziu os trabalhos ao lado do vice-presidente, Vinícius de Oliveira Braga Xavier, e da secretária Sthefanny Cristiny Coutinho da Silva Teixeira.

O secretário-Geral da Câmara Municipal de Volta Grande, Fernando César de Barros, estava em visita à CMU para conhecer os projetos que a Câmara desenvolve e foi convidado a participar do encontro.

Durante a reunião foram promovidas dinâmicas para mostrar a importância de desenvolver trabalhos em que todos contribuam com ideias de forma igualitária, em equipe, ressaltando as potencialidades e as fragilidades dos estudantes no processo de construção das propostas.

PROPOSTAS

A comissão temática um, por meio dos estudantes Vinícius Xavier e Gabriel Massardi, apresentou a proposta de aplicar questionários na escola Estadual Senador Levindo Coelho e em uma escola particular, a ser escolhida, com perguntas voltadas para a questão socioeconômica e de raças.

A comissão temática dois, por meio da estudante Sara Isabelle O. Soares, apresentou um projeto com o objetivo de cessar a desigualdade social; focado no incentivo à educação e cultura em bairros da periferia.

A comissão temática três vai desenvolver o projeto “Fábrica de sonhos”, com o objetivo de buscar o reforço escolar gratuito para os estudantes do 5º a 9º Ano do Ensino Fundamental. A comissão três foi representada pela estudante, Emiliane Aparecida Pinto Gonçalves.

As propostas serão discutidas e votadas na próxima reunião do PJ, em abril.

Vale destacar que as oficinas de formação e discussões sobre o tema culminam na elaboração de propostas nas plenárias municipais, que podem vir a ser discutidas e votadas nas plenárias regionais, que ocorrem até agosto. Logo em seguida, as propostas votadas são encaminhadas pelos polos para a consolidação de um documento a ser debatido e votado na plenária estadual, prevista para acontecer no dia 20 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

No encerramento, o convidado Fernando parabenizou o presidente Jorge pelo trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Ubá e falou sobre a intenção da Câmara Municipal de Volta Grande em instituir o Parlamento Jovem e outros projetos que a Câmara de Ubá desenvolve.

ENTENDA

SUBTEMA 1: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS

Conforme o Texto-Base do PJ Minas 2019, em termos gerais, falar em desigualdade socioeconômica é falar da desigualdade no acesso a direitos básicos e a oportunidades de desenvolvimento social. A realidade brasileira mostra que o acesso das pessoas à educação, saúde, trabalho e moradia se dá de forma diferente, quando observamos os indicadores sociais de segmentos étnico-raciais, que os colocam em posição extremamente desvantajosa.

Observe apenas algumas estatísticas do IBGE (2017) e comprove: 9,3% dos analfabetos no País são pretos ou pardos e 4%, brancos. 60% das pessoas de cor preta ou parda não completaram o ensino médio, e 9,3% delas têm ensino superior completo. Dos 13 milhões de desempregados no País, no 3º trimestre de 2017, 63,7% eram pretos ou pardos. O rendimento médio dos trabalhadores brancos é de R$ 2.814,00. Os pardos recebem R$ 1.606,00 e os pretos, R$ 1.570,00. Reconhecer o caráter estrutural do racismo na sociedade brasileira e estabelecer uma agenda positiva para o seu enfrentamento são condições necessárias para a sua superação.