Comissão de Proteção Animal da CMU promove curso de anestesia inalatória em animais

Cerca de 50 pessoas, entre médicos-veterinários, auxiliares e estudantes de Medicina Veterinária participaram nos dias 29 e 30 de setembro, no plenário do Legislativo Ubaense, do curso gratuito de anestesia inalatória em animais, a cargo de Paulo Gabriel Gonzalez, especialista em Anestesiologia e Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Instituto de Medicina Animal (IMAN) de Campinas/SP.

O curso foi promovido pela Comissão de Proteção Animal da Câmara Municipal de Ubá (CMU). A parte teórica foi ministrada no plenário da CMU, no dia 29. E a parte prática foi realizada no dia 30, na unidade do Castramóvel, que está instalado, nestes dias, no bairro Mangueira Rural.

Os participantes foram divididos em grupos de médicos-veterinários e auxiliares e estudantes de Veterinária e as atividades distribuídas de acordo com cada categoria.  Foram repassados os conteúdos de: preparo do paciente (incluindo preenchimento de fichas, conteção, tricotomia e identificação); farmacologia das medicações pré e pós anestésicas; anestesia geral inalatória; ventilação mecânica; anestesia regional aplicada em cesarianas; anestesia parcial intravenosa (Piva); anestesia total intravenosa; retorno e controle da dor; anestesia do paciente crítico e manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP); e aula prática de ovariosalpingohisterectomia (castração) em cadelas e gatas.

Conforme a médica-veterinária da cidade de Leopoldina Aline Pandeló Gomes, o curso foi muito proveitoso e muito válido. “Foi muito gratificante participar deste curso. O professor foi muito sucinto e esclarecedor e conseguiu nos atualizar sobre a medicação e anestesia. O fato deste curso ser gratuito é que nos impressionou, pois, sabemos que é muito caro um curso particular deste gabarito. Agradeço a vereadora Jane Lacerda e a Comissão de Proteção Animal pela oportunidade”, ressaltou Aline.

A auxiliar de Veterinária Julmara Cristina Médice Americano agradeceu a oportunidade de aprendizado e destacou que a parte teórica foi extremamente didática e atual. “Aprendi muita coisa e consegui entender um pouco mais sobre os procedimentos da anestesia inalatória, que não está na minha função, por não ter ainda o curso de Medicina Veterinária, mas, no futuro sei que vou utilizar, pois, pretendo obter esta formação superior”, concluiu Julmara.

O palestrante

Paulo Gabriel Gonzalez é especializado em anestesiologia e clínica médica e cirúrgica de pequenos animais. Possui mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas na Unicamp e docência e coordenação de cursos no Instituto de Medicina Animal, em Campinas.

registrado em: