Você está aqui: Página Inicial / N / CMU é representada na oficina Interlegis Câmara Verde na cidade de Cordeiro/RJ

CMU é representada na oficina Interlegis Câmara Verde na cidade de Cordeiro/RJ

O presidente da Comissão de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente (Cacima) vereador José Roberto Reis Filgueiras e os servidores da Câmara Municipal de Ubá (CMU), Bruno Reis Pinto e Luiz Alberto Vargas, participaram, nos dias 13 e 14 de junho, na Câmara Municipal de Cordeiro/RJ, da Oficina Interlegis Câmara Verde.  Além dos representantes da CMU, o evento contou com a presença de dezenas de pessoas, representando as Câmaras Municipais do estado do Rio de Janeiro: Aperibé, Cantagalo, Macuco, Bom Jardim e Cordeiro.

A oficina é uma nova ação desenvolvida pelo Programa Interlegis, que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal e tem como objetivo a modernização e sensibilização das Casas Legislativas para a importância da responsabilidade econômica e socioambiental na realização de atividades como compras, contratações e consumo.

A coordenação do evento ficou a cargo dos instrutores de treinamento do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Mário Hermes Stanziona Viggiano (arquiteto e chefe do Serviço de Planejamento Projetos Especiais) e Fábio Renato da Silva (Coordenação de Educação Superior do ILB).

Segundo o vereador José Roberto, a oficina foi dividida entre partes teórica e prática. “Aprendemos sobre Noções Gerais de Sustentabilidade e Viabilidade de soluções sustentáveis e a elaborar um modelo do Plano de Logística Sustentável (PLS). Trata-se de um documento que ajuda os gestores públicos a adequarem os atos administrativos às demandas socioambientais, ­ pautados na legislação vigente”, concluiu.

A3P - AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Câmara Municipal de Ubá (CMU) desenvolve o Programa Agenda A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). De iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, visa implantar, em todas as instituições públicas, medidas voltadas para a sustentabilidade, para a conscientização de uma cultura antidesperdício e para a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos. A CMU recebeu o selo da Agenda A3P em 2015 sendo a primeira Casa Legislativa do Estado de Minas Gerais a aderir ao programa receber do Governo Federal.

LDO CAMARA BOTAO.jpg