Você está aqui: Página Inicial / N / Cerimônia marca lançamento do Parlamento Jovem de Ubá de 2017

Cerimônia marca lançamento do Parlamento Jovem de Ubá de 2017

Na última sexta-feira (24), véspera de carnaval, o plenário da Câmara Municipal de Ubá ficou repleto de jovens que participaram da cerimônia de lançamento da edição de 2017 do projeto Parlamento Jovem de Minas/Ubá. Eles vieram prestigiar os 29 estudantes do ensino médio que vão integrar do projeto neste ano, sob a coordenação local da Escola do Legislativo da CMU. Os novos integrantes foram indicados por seis escolas da cidade que aderiram à iniciativa.

Representando a Câmara Municipal de Ubá (CMU) participaram da solenidade os vereadores, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, presidente da casa, Edeir Pacheco da Costa, vice-presidente e diretor da Escola do Legislativo, Darci Pires da Silva (Secretário); Antero Gomes de Aguiar, Gilson Fazolla, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Roberto Reis Filgueiras e Joseli Anísio Pinto.

Além deles, marcaram presença o prefeito municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, acompanhado pelo vice-prefeito, Vinícius Samôr de Lacerda; o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, professor Samuel Gazolla Lima. Representando o deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano da Silveira, o assessor Wanderson Jacovine. Representando o deputado estadual Dirceu dos Santos Ribeiro, o assessor Marco Antônio Gervásio. Também prestigiou o evento, a vereadora do município de Viçosa/MG, Brenda Santonione, coordenadora do Parlamento Jovem do Pólo Zona da Mata II e Coordenadora Geral da Escola do Legislativo daquela cidade.

Ao falar aos presentes, a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas, ressaltou a importância do PJ para a comunidade: “Este, com certeza, é mais um meio de aproximação entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade. Um importante projeto que contribui para a formação política dos jovens e para incentivar o exercício da cidadania. Parabenizo e agradeço a cada um de vocês pela participação no projeto!”, disse.

O diretor da Escola do Legislativo da CMU, vereador Edeir Pacheco da Costa, agradeceu às escolas que aderiram ao projeto e destacou a importância da participação da juventude na política: “Trabalhar a educação política na escola pode oportunizar o conhecimento, a troca de experiências e a reflexão crítica sobre as características e o modo de funcionamento das instituições e do sistema político. Também propicia o desenvolvimento do senso de justiça, do respeito à diversidade, da tolerância e da solidariedade, competências imprescindíveis para criar relações democráticas efetivas”, ressaltou.

Dando um colorido especial ao evento, as estudantes Larissa Noé e Letícia Soares, integrantes da primeira edição do PJ, relataram com bastante entusiasmo aos novos participantes a experiência delas no projeto e destacaram a importância da participação da juventude na política: "sem dúvida foi uma oportunidade unica em nossas vidas. Somos muito diferentes depois de termos participado do evento. Temos uma visão de mundo muito mais consciente e responsável. Podemos contribuir, sim, na construção de políticas públicas que vão impactar positivamente na vida das pessoas", explicou Larissa.

EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS
Este é o segundo ano em que a Câmara Municipal de Ubá participa do projeto. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2017, a 14ª edição será sobre três aspectos relativos ao tema da “Educação política nas escolas”. Serão discutidos os seguintes assuntos: Educação política e currículo (subtema 1); Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2); Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).

INTEGRANTES DO PJ UBÁ
Representando a Escola Estadual Eunice Weaver, participam os alunos: Emiliane Gonçalves, Letícia de Assis, Vitória de Oliveira, Isadora Braz, Poliana Pereira, Jaderson Assis, Yara de Oliveira, Caio Jordan Neto, Jéssica Conceição e Gabriel Neto. Da Escola Estadual Senador Levindo Coelho são os alunos: Allan Severiano dos Santos, Phaula Ferreira Navarro, Leonardo Henrique Martins de Oliveira, Marco Antônio Araújo, Wellington Rodrigues Soares, Guilherme Borges de Assis, Lorrainy Silva, Deusimar Matheus do Nascimento e Diniz de Queiroz Neto. Representando a Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, os estudantes Vitor Hugo Gomes Maurício, Carlos Daniel de Melo, John Ronys Cordeiro Paglione, Suiane Souza Anastácia e Ingrid Vitória Lúcio do Nascimento. Do Colégio Sagrado Coração de Maria são os alunos: Maria Eduarda Paschoalino de Araújo Vieira, Isabela Oliveira Viega e Henrique Lima de Almeida. Representando o Centro Estadual de Educação Continuada Professor José Carneiro de Castro (CESEC/Ubá), o aluno Jean da Silva Teixeira. E da Escola Estadual São José, o aluno Ismael Almeida Andrade Melo.