Você está aqui: Página Inicial / N / Cerimônia marca lançamento do Parlamento Jovem de Ubá de 2017

Cerimônia marca lançamento do Parlamento Jovem de Ubá de 2017

Este é o segundo ano em que a Câmara Municipal de Ubá participa do projeto. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2017, a 14ª edição será sobre três aspectos relativos ao tema da “Educação política nas escolas”.

Na última sexta-feira (24), véspera de carnaval, o plenário da Câmara Municipal de Ubá ficou repleto de jovens que participaram da cerimônia de lançamento da edição de 2017 do projeto Parlamento Jovem de Minas/Ubá. Eles vieram prestigiar os 29 estudantes do ensino médio que vão integrar do projeto neste ano, sob a coordenação local da Escola do Legislativo da CMU. Os novos integrantes foram indicados por seis escolas da cidade que aderiram à iniciativa.

Representando a Câmara Municipal de Ubá (CMU) participaram da solenidade os vereadores, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, presidente da casa, Edeir Pacheco da Costa, vice-presidente e diretor da Escola do Legislativo, Darci Pires da Silva (Secretário); Antero Gomes de Aguiar, Gilson Fazolla, Jane Cristina Lacerda Pinto, José Roberto Reis Filgueiras e Joseli Anísio Pinto.

Além deles, marcaram presença o prefeito municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, acompanhado pelo vice-prefeito, Vinícius Samôr de Lacerda; o diretor da Superintendência Regional de Ensino de Ubá, professor Samuel Gazolla Lima. Representando o deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano da Silveira, o assessor Wanderson Jacovine. Representando o deputado estadual Dirceu dos Santos Ribeiro, o assessor Marco Antônio Gervásio. Também prestigiou o evento, a vereadora do município de Viçosa/MG, Brenda Santonione, coordenadora do Parlamento Jovem do Pólo Zona da Mata II e Coordenadora Geral da Escola do Legislativo daquela cidade.

Ao falar aos presentes, a presidente da CMU, vereadora Rosângela Alfenas, ressaltou a importância do PJ para a comunidade: “Este, com certeza, é mais um meio de aproximação entre o Poder Legislativo Municipal e a sociedade. Um importante projeto que contribui para a formação política dos jovens e para incentivar o exercício da cidadania. Parabenizo e agradeço a cada um de vocês pela participação no projeto!”, disse.

O diretor da Escola do Legislativo da CMU, vereador Edeir Pacheco da Costa, agradeceu às escolas que aderiram ao projeto e destacou a importância da participação da juventude na política: “Trabalhar a educação política na escola pode oportunizar o conhecimento, a troca de experiências e a reflexão crítica sobre as características e o modo de funcionamento das instituições e do sistema político. Também propicia o desenvolvimento do senso de justiça, do respeito à diversidade, da tolerância e da solidariedade, competências imprescindíveis para criar relações democráticas efetivas”, ressaltou.

Dando um colorido especial ao evento, as estudantes Larissa Noé e Letícia Soares, integrantes da primeira edição do PJ, relataram com bastante entusiasmo aos novos participantes a experiência delas no projeto e destacaram a importância da participação da juventude na política: "sem dúvida foi uma oportunidade unica em nossas vidas. Somos muito diferentes depois de termos participado do evento. Temos uma visão de mundo muito mais consciente e responsável. Podemos contribuir, sim, na construção de políticas públicas que vão impactar positivamente na vida das pessoas", explicou Larissa.

EDUCAÇÃO POLÍTICA NAS ESCOLAS
Este é o segundo ano em que a Câmara Municipal de Ubá participa do projeto. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Em 2017, a 14ª edição será sobre três aspectos relativos ao tema da “Educação política nas escolas”. Serão discutidos os seguintes assuntos: Educação política e currículo (subtema 1); Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens (subtema 2); Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas (subtema 3).

INTEGRANTES DO PJ UBÁ
Representando a Escola Estadual Eunice Weaver, participam os alunos: Emiliane Gonçalves, Letícia de Assis, Vitória de Oliveira, Isadora Braz, Poliana Pereira, Jaderson Assis, Yara de Oliveira, Caio Jordan Neto, Jéssica Conceição e Gabriel Neto. Da Escola Estadual Senador Levindo Coelho são os alunos: Allan Severiano dos Santos, Phaula Ferreira Navarro, Leonardo Henrique Martins de Oliveira, Marco Antônio Araújo, Wellington Rodrigues Soares, Guilherme Borges de Assis, Lorrainy Silva, Deusimar Matheus do Nascimento e Diniz de Queiroz Neto. Representando a Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, os estudantes Vitor Hugo Gomes Maurício, Carlos Daniel de Melo, John Ronys Cordeiro Paglione, Suiane Souza Anastácia e Ingrid Vitória Lúcio do Nascimento. Do Colégio Sagrado Coração de Maria são os alunos: Maria Eduarda Paschoalino de Araújo Vieira, Isabela Oliveira Viega e Henrique Lima de Almeida. Representando o Centro Estadual de Educação Continuada Professor José Carneiro de Castro (CESEC/Ubá), o aluno Jean da Silva Teixeira. E da Escola Estadual São José, o aluno Ismael Almeida Andrade Melo.

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.