Você está aqui: Página Inicial / N / Centenas de estudantes iniciam o Pré-Enem Social

Centenas de estudantes iniciam o Pré-Enem Social

A primeira aula do curso Pré-Enem Social 2018 reuniu cerca de 200 jovens na tarde do último sábado, 4 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Ubá (CMU). Eles foram recepcionados pelo diretor da Escola do Legislativo e vice-presidente da CMU, vereador Edeir Pacheco, e pela Diretora de Extensão e Professora do Departamento de Ciências Gerenciais do Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG, Dr.ª Elisete Reis de Oliveira, que apresentaram o projeto e a instituição parceira.

Numa proposta dinâmica e com a participação dos alunos, a Prof.ª Dr. ª Marcela Zambolim de Moura trabalhou conteúdos relacionados à “redação”, como a estrutura adequada do texto, os erros mais comuns e os possíveis temas a serem propostos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.
A redação é um dos ‘gargalos’ do Enem, com valor de mil pontos na avaliação, sendo também um tópico no qual muitos têm dificuldades. É o caso da estudante Vitória Carolina de Oliveira Melo, da Escola Estadual Eunice Weaver: “achei bacana demais esta oportunidade que a Câmara está oferecendo; estava muito perdida em redação e a aula me esclareceu muito!”, diz Vitória.
Para Natan Ramos Benis, estudante da Escola Estadual Dr. Levindo Coelho, o curso é uma oportunidade muito interessante para os que têm pouco tempo para estudar em casa e não possuem disponibilidade financeira para pagar cursinhos preparatórios.
“Estou sem estudar há muitos anos e quero prestar o Enem, para fazer faculdade de Direito”, conta Jaqueline de Souza Braga. “A aula de redação foi excelente e o fato de o curso ser realizado às tardes dos sábados é o ideal para os estudantes que também trabalham durante a semana”, ressalta.
Esta edição do Pré-Enem é uma parceria entre a Escola do Legislativo (EL) da CMU e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG (campus Rio Pomba e campus avançado Ubá). Serão onze sábados de aulas, até 27 de outubro, semana anterior à aplicação das provas do Enem, marcadas para 4 e 11 de novembro. 
A próxima aula é dia 11 de agosto, quando serão ministradas as primeiras etapas das disciplinas Geografia e História.

A professora de Redação
Marcela Zambolim de Moura é graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Linguística, também pela UFJF. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFET), campus Rio Pomba, onde ministra Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Produção de textos técnico-científicos, Inglês Instrumental e áreas afins para cursos Técnicos Integrados e cursos de Graduação.

O PROJETO
Desde 2015 o Pré-Enem Social está entre os projetos de destaque da Câmara Municipal de Ubá e em 2018 não poderia ser diferente. Cerca de 900 alunos participaram das três edições anteriores desta iniciativa que visa oferecer a preparação de aprendizagem para os estudantes que vão prestar o exame.
As aulas gratuitas e direcionadas prioritariamente a estudantes da rede pública de ensino de Ubá são realizadas aos sábados, das 14 às 18 horas, na sede do Poder Legislativo Ubaense.
Parcerias não onerosas são firmadas entre a CMU e instituições de ensino reconhecidas. Neste ano, nosso parceiro é o IF Sudeste MG (campus Rio Pomba e Ubá), cujo quadro docente está responsável por ministrar as aulas.

SOBRE O IF-SUDESTE/MG
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minhas Gerais foi criado em dezembro de 2008, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente a instituição é composta por campi localizados nas cidades de Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do instituto.
O IF Sudeste MG é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Por Gisele Caires
Jornalista CMU

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



PlanoDiretor2.png

Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.