Você está aqui: Página Inicial / N / Câmara sedia evento que discutiu os rumos da educação no Brasil

Câmara sedia evento que discutiu os rumos da educação no Brasil

Educadores e representantes de movimentos sociais de Ubá e região se posicionam contrários à PEC 241

Centenas de jovens estudantes, educadores, gestores de escolas, integrantes de movimentos sociais e da sociedade civil ubaense superlotaram o plenário da Câmara Municipal de Ubá nesta quinta-feira (27/10) para participar de um debate público sobre os rumos da Educação no Brasil. O evento, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE), discutiu três temas: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 241, cujo texto base foi aprovado em segundo turno pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (26/10) e que estabelece um novo teto para o gasto público; o Projeto de Lei Federal n.º 190 de 2015, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e a Medida Provisória nº 746, de 2016, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

De acordo com o diretor da SRE, Edmar Pereira Lopes, o objetivo do debate foi articular diversos segmentos da sociedade visando conscientizar a população sobre a proposta considerada pelos movimentos sociais como bastante polêmica, uma vez que limita os gastos públicos: “A PEC estabelece um novo regime fiscal ao país para os próximos 20 anos, congelando os recursos públicos, principalmente no que tange direitos sociais básicos como saúde e a educação. O limite permitido será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação. Mais uma vez, a população mais carente será a mais atingida. Não podemos permitir que isto aconteça. Não podemos retroceder.”

Os cerca de 300 presentes assistiram com atenção e muito entusiasmo às explanações dos integrantes da mesa que, além do coordenador do evento, professor Edmar Pereira Lopes, contou com a participação de Beatriz Cerqueira, Coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG); Vladmir Tadeu Silveira Coelho, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (Diretoria de Ensino Médio); Raul Carneiro Filho, Coordenador do Curso de Jornalismo da Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC) e professor de Geografia para o Ensino Médio; Salomão Curi, Diretor da Escola Estadual Raul Soares além dos estudantes Gabriel Rigueto Ferrari, representando o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Raul Soares, Jonas Firmiano da Silva, representante do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Biolkino de Andrade (Divinésia), e Larissa Noé, representante do Parlamento Jovem Minas de Ubá e o Levante Popular da Juventude. O prefeito Vadinho Baião foi representado pelo Secretário Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, Aldeir Ferraz. A Diretora Geral do Legislativo Ubaense, Maria Cláudia Mello, representou o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Samuel Gazolla Lima, que por motivo de viagem não pode comparecer ao evento.

Para permitir que pessoas de outras cidades pudessem acompanhar as discussões, o debate foi transmitido ao vivo pela TV Legislativa (da Câmara Municipal de Ubá por meio da WebTV Minas) chegando a atingir cerca de 70 mil visualizações.

Após as explanações, o microfone foi aberto ao público e algumas perguntas foram respondidas. Os presentes também puderam participar por escrito com perguntas, sugestões ou manifestando sua posição contrária ou favorável às matérias, material que foi todo encaminhado à coordenação do evento.

Ao final do debate foi lido um manisfesto contrário às matérias que serão votadas agora pelo Senado. O documento será encaminhado ao Congresso Nacional pela Superintendência Regional de Ensino.

clique aqui para visualizar as fotos

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis. Os comentários são moderados

Acesso à Informação

Portal da Transparência



Tv Legislativa


Jornal O Legislativo


Álbum de Fotos da Câmara Municipal de Ubá


Centro de Atenção ao Cidadão


Escola do Legislativo


Projetos Institucionais


CPI Crise Hidrica1.jpg

Documentos Antigos

Sos Desaparecidos

LexML

Mídias Sociais

Facebook Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.