Câmara promove palestra sobre administração pública

O tema: "Os Princípios da Administração Pública: A Res Publica e seu povo" foi apresentado pela professora de Direito, Tainah M. Marrazzo da Costa.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ubá promoveu na tarde de hoje (17) a primeira palestra deste ano. O tema: "Os Princípios da Administração Pública: A Res Publica e seu povo" foi apresentado pela professora de Direito, Tainah M. Marrazzo da Costa.

Entre os presentes estavam os vereadores Edeir Pacheco (vice-presidente da CMU), Pastor Darci (1º secretário da CMU), Jane Lacerda, José Roberto Filgueiras e Alexandre de Barros Mendes. Além deles, muitos servidores públicos, estudantes, membros do Parlamento Jovem e da comunidade em geral participaram da palestra.

Mais do que falar sobre os princípios constitucionais da Administração Pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), a palestrante discutiu com o público sobre a importância da política e da participação popular efetiva nos atos políticos. A política (governo/povo/nação) precisa ser entendida como “coisa do povo”, afinal é este o significado de República (do latim res publica, “coisa pública”).

No atual cenário político em que vivemos, onde impera severa crise de representatividade, o povo precisa estar consciente de seu papel, cobrando o cumprimento desses princípios constitucionais. Da mesma forma, a Administração Pública deve saber como se portar para atendê-los”, salientou Tainah Marrazzo. Para tanto, continuou ela, todos devem estar cientes que, ao contrário do que muitos pensam, ser agente político requer, sim, muito preparo e conhecimento.

A palestrante

Tainah M. Marrazzo da Costa é mestre e doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa/Portugal e, também é especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal.

 

 

 

 

registrado em: